4 alimentos saudáveis para ajudar as veias e artérias

10 de julho de 2018 - 16:14 | Postado por:

De tempero à fruta, conheça o poder desses quatro alimentos na prevenção de doenças vasculares

Prevenção continua sendo o melhor remédio contra doenças e desordens no organismo e um dos aliados mais importantes está na dieta, com alimentação saudável.

“Alguns alimentos têm a capacidade de ajudar e muito o funcionamento do nosso corpo, facilitando a circulação do sangue, por exemplo. Então é fundamental, para evitar doenças e ter veias e artérias saudáveis, incluí-los na dieta”, afirma a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

+ Aprenda a fazer uma sopa detox verde para se aquecer sem sair da dieta

“Pessoas com histórico de doenças vasculares na família podem, com ajuda do médico, começar um tratamento preventivo que vise buscar qualidade de vida e diminuir o risco do aparecimento dessas doenças. E, além da prática de exercícios físicos, a boa alimentação fornece os nutrientes necessários para melhora da circulação”, acrescenta. Conheça quatro desses poderosos alimentos, que vão de tempero à fruta:

Beterraba

Fonte de energia, mas também antioxidante, anti-inflamatório e desintoxicante, a beterraba é capaz de aumentar a oxigenação e o fluxo de sangue nos músculos, melhorando também a contração muscular, afirma a Dra. Renata Domingues, médica especializada em Nutrologia, diretora responsável da Clínica Adah e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro).

“Rica em nitratos e L-citrulina (precursora da L-arginina), a beterraba contribui para o aumento de óxido nítrico circulante, que está diretamente ligado ao relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos”, afirma a Dra. Renata. “Essa propriedade, segundo estudos, também melhora a circulação nas veias e previne varizes”, completa a Dra Aline. Um estudo australiano avaliou que um único copo de suco de beterraba é capaz de reduzir a pressão arterial em poucas horas – e o nitrato é o responsável por essa ação de relaxar os vasos e fazer o sangue fluir melhor.

Alecrim

Usado há séculos para aliviar dores musculares, melhorar a imunidade e a microcirculação, o Alecrim é rico em uma substância chamada ácido carnósico, que tem importante ação contra os radicais livres. “Além disso, o Alecrim possui o ácido rosmarínico, que desintoxica e reduz a inflamação. Assim, esse tempero é um importante aliado para aumentar a circulação nos pequenos vasos em torno dos músculos e órgãos”, afirma a angiologista.

Gengibre

Potente anti-inflamatório, o gengibre combate dores musculares, ajuda contra artrite reumatoide e problemas circulares. “Tudo isso por conta do gingerol, um dos principais compostos do gengibre, que tem alto efeito anti-inflamatório”, diz a Dra. Aline. Além disso, conta a angiologista, o condimento possui uma enzima que ajuda a dissolver a fibrina, proteína envolvida na coagulação do sangue. “A fibrina atua no processo de formação dos trombos e também está ligada ao endurencimento das veias varicosas”, explica a Dra. Aline.LaranjaA Vitamina C presente na laranja (mas também no kiwi, morango, entre outros) ajuda a reparar e regenerar os tecidos, protege contra doenças cardíacas, auxilia na absorção de ferro, diminuição do colesterol total e LDL (ruim) e triglicerídeos, segundo a Dra. Renata Domingues.

“Seu poder antioxidante protege de doenças cardiovasculares entre outros inúmeros benefícios”, explica a médica especializada em Nutrologia. Mas a laranja é muito mais do que isso e é composta também por flavonoides, polifenóis e antocianinas.

“Esses componentes têm importante atuação antioxidante e são capazes de reduzir o colesterol. No caso quando comemos a fruta é ainda melhor, pois as fibras presentes no bagaço atuam para evitar o depósito de gordura nas artérias”, conta a angiologista.

Pesquisadores franceses do Instituto Francês de Pesquisa Agronômica afirmam que a hesperidina, um flavonoide da fruta, favorece o revestimento interno dos vasos.

“Isso ajuda na circulação. O potássio presente na laranja também gera impacto positivo na circulação ao balancear o excesso de sódio na dieta”, diz a Dra. Aline. Um copo de suco de laranja por dia já é o suficiente para esses benefícios.

https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/620398/4-alimentos-saudaveis-para-ajudar-as-veias-e-arterias

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo