4 dicas para tirar a chupeta do bebê sem traumas

11 de julho de 2018 - 19:00 | Postado por:

além de interferir no aleitamento materno, o uso de chupeta está associado a uma maior ocorrência de sapinho, de otite média e de alterações do palato

Os bebês possuem a necessidade fisiológica da sucção, a denominada sucção não nutritiva, desde o nascimento. Por esta razão, o bebê pode querer passar muito tempo sugando o seio da mãe e alguns pais, nesta fase, optam por administrar a chupeta. Apesar de dar um conforto aos pais, a chupeta pode causar alguns problemas, principalmente quando administrada antes do estabelecimento da amamentação.

O Ministério da Saúde, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), desaconselha o uso de chupeta, mamadeira e bicos artificiais pela possibilidade de interferir negativamente na duração do aleitamento. “Crianças que chupam chupetas, em geral, são amamentadas com menos frequência, o que pode comprometer a produção de leite. Embora não haja dúvidas de que o desmame precoce ocorre com mais frequência entre as crianças que usam chupeta, ainda não são totalmente conhecidos os mecanismos envolvidos nessa associação”, indica o manual pró-aleitamento materno. “Além de interferir no aleitamento materno, o uso de chupeta está associado a uma maior ocorrência de candidíase oral (sapinho), de otite média e de alterações do palato. A comparação de crânios de pessoas que viveram antes da existência dos bicos de borracha com crânios mais modernos sugere o efeito nocivo dos bicos na formação da cavidade oral”, explica.

+ Aprenda a preparar uma sopa de feijão especial para as crianças

As crianças acabam se apegando emocionalmente à chupeta, pois ela funciona como um substituto do peito materno. Este comportamento faz com que a retirada da chupeta seja um momento muito complicado para pais e crianças, na maioria dos casos. Em entrevista ao site ‘Dicas de Mulher’, a pediatra do Hospital Santa Lúcia, de Brasília, e membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria Nathália Sarkis aponta quatro dicas para que os pais tenham sucesso em retirar o objeto:

– Recorra a outros objetos, como chocalhos e mordedores.

– Mantenha o aleitamento materno, pois como o bebê tem uma necessidade fisiológica de sucção, a amamentação irá suprir essa necessidade.

– Dê carinho e atenção, tente acalmar a criança com conversas ou “ninando”.

– Recorra a músicas calmas e/ou atrativas para acalmar ou entreter o bebê.

É muito importante ressaltar que a retirada da chupeta não deve ser feita de forma abrupta, pois isso pode gerar traumas na criança. “Eles (os pais) podem permitir o uso da chupeta em momentos específicos do dia, como antes de dormir ou durante episódios de doença”, finaliza a pediatra.

https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/620736/4-dicas-para-tirar-a-chupeta-do-bebe-sem-traumas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo