Após 12 anos sem representação, mato-grossenses voltam a eleger uma mulher para Câmara Federal

15 de outubro de 2018 - 13:29 | Postado por:

Após 12 anos, uma mulher volta a ser eleita para compor a bancada mato-grossense na Câmara Federal. O posto será ocupado pela professora Rosa Neide Sandes (PT), eleita com 51.015 votos. A última a se eleger foi Thelma de Oliveira (PSDB), em 2006, quando conquistou a preferência de 76.770 eleitores.

Apesar de ter sido eleita, Rosa Neide afirma que a representação feminina ainda é pequena na política, uma vez que a maioria do eleitorado é composto por mulheres e apenas 10% dos eleitos são do sexo feminino. “Por isso se torna mais importante estar lá (Câmara)”, disse ao .

Em Mato Grosso, além da petista, o sexo feminino será representado pela juíza aposentada Selma Arruda (PSL), no Senado, e Janaina Riva (MDB), na Assembleia. Ambas foram campeãs de votos com 678.542 e 51.546 votos, respectivamente.

Rosa Neide, ex-secretária estadual de Educação, na gestão Silval Barbosa, explica que vai lutar por melhorias na educação. Acredita só assim permitirá que homens e mulheres tenham igualdade no mercado de trabalho. “Quero que as pessoas que votaram em mim possam ter uma análise positiva do meu trabalho ao fim do mandato”.

A primeira vez que uma deputada federal ocupou uma vaga na Câmara Federal por Mato Grosso foi em 1994, quando Teté Bezerra (MDB) foi eleita com 27.911 votos. A emedebista se reelegeu em 1998, ano em que Celcita Pinheiro, viúva do senador Jonas Pinheiro, conquistou uma cadeira. Quatro anos depois, em 2002, Thelma conseguiu a vaga juntamente com Celcita.

No período de 12 anos em que o Estadoi ficou sem representante do sexo feminino na bancada federal houve algumas tentativas frustradas, como da ex-senadora Serys Slhessarenko e da própria Thelma.

Além de Rosa Neide, a bancada da Câmara Federal será ocupada por Nelson Barbudo (PSL), José Medeiros (Podemos), Emanuelzinho (PTB), Neri Geller (PP), Carlos Bezerra (MDB), Dr. Leonardo (Solidariedade) e Juarez Costa (MDB).

Rodinei Crescêncio/Rdnews

Quadro deputados federais e suplentes

http://www.rdnews.com.br/blog-do-romilson/conteudo/apos-12-anos-sem-representacao-mato-grossenses-voltam-a-eleger-uma-mulher-para-camara-federal/106622

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo