Arena Pantanal avança na montagem das estruturas metálicas

22 de maio de 2012 - 09:28 | Postado por:

Durante visita à Arena Pantanal nesta segunda-feira (21.05), o ministro do Esporte Aldo Rebelo explicou que tem comprovado o bom andamento e testemunhado a evolução das obras do novo Verdão. Ele considera que as obras estão em bom estágio de desenvolvimento e dentro do cronograma. “Volto com a convicção de que estamos integrados”. A vinda de Rebelo a capital mato-grossense integra a segunda série de visitas às 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 para acompanhar a evolução na construção dos estádios.
Mesmo com o período de chuvas, os trabalhos para erguer a superestrutura da Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), avançaram nos setores norte, sul, leste e oeste do estádio. Ao chegar no bairro Verdão, já é possível visualizar os contornos da edificação, especialmente as estruturas metálicas dos setores norte e sul, que trazem como características a possibilidade de remoção dos seus dos últimos pavimentos no pós-copa.
O processo de montagem das peças metálicas foi iniciado no mês de fevereiro pelo setor norte e, em abril, o trabalho também se estendeu ao setor sul. Para construção da arena serão necessárias 9 mil toneladas de estrutura metálica, incluindo as arquibancadas, fechamentos das laterais e cobertura. Desse total, 4 mil toneladas serão destinadas apenas para os dois últimos pavimentos das arquibancadas norte e sul, que são desmontáveis.
Tal característica possibilita a redução de cerca de 17 mil dos 43.136 assentos previstos para os jogos do Mundial de 2014. A diminuição da capacidade do estádio após a Copa do Mundo será analisada conforme a demanda real de público para eventos esportivos e culturais.
Em todos os setores do estádio já foi iniciada a fixação das arquibandas. As torres de acesso (escadas e elevadores) estão avançadas, bem como a construção dois túneis de acesso para veículos. As etapas de drenagem e fundação estão finalizadas, incluído também a terraplanagem do campo de futebol, que tem 105 metros de comprimento por 68 de largura.
O ministro destacou que a construção dos estádios nas 12 cidades-sede já ultrapassaram a fase crítica e entram agora no trabalho de montagem da estrutura de pré-moldados. “Em todas as visitas percebo que a parte mais difícil já foi superada como aqui nesta obra teve o processo de demolição, terraplanagem e fundação. Temos a segurança que os estádios serão entregues dentro do prazo”, afirmou Aldo Rebelo.
A construção da moderna arena multiuso conta com 650 trabalhadores em diferentes frentes de trabalho, como a fábrica de pré-moldados, armação, fixação de peças de concreto e estruturas metálicas, entre outras atividades. De acordo com informações da área técnica da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), 45% dos serviços previstos estão concluídos. “Estamos dentro do cronograma, a obra está avançando, já superamos as dificuldades de fluxo financeiro por parte de liberação dos recursos do BNDES e a obra agora entra no seu ritmo normal”, explicou o secretário Extraordinário da Copa do Mundo da Fifa 2014, Maurício Guimarães.
Conforme prazo contratual, o Consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior deverá entregar o novo Verdão em dezembro deste ano, mas a data poderá ser revista pelo governo estadual, já que Cuiabá não sediará a Copa das Confederações de 2013. De acordo com Aldo Rebelo, as cidades-sede têm até dezembro de 2013 para entregar as obras dos estádios.

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo