Brigadistas sem equipamento adequado perdem para o fogo

16 de agosto de 2011 - 12:00 | Postado por:

 

Um incêndio de grandes proporções, em uma área de reserva ambiental, no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá, no fim da tarde desta segunda-feira (15), quase termina em tragédia.

Quatro brigadistas da Prefeitura Municipal, que estavam tentando pagar o fogo, tiveram que sair correndo e pular um muro, para evitar que fossem atingidos pelas chamas.

Os brigadistas estavam equipados apenas com bombas, geralmente, utilizadas para aplicação de veneno, e não conseguiram debelar as chamas, que se alastravam rapidamente.

A equipe disse ao MidiaNews que uma viatura do Corpo de Bombeiro e um caminhão pipa foram chamados para dar apoio. Suspeita-se que o incêndio seja criminoso. 

Os trabalhadores fazem parte do Projeto Quadrante e foram contratados pela Prefeitura de Cuiabá, para atuar como um reforço, no período proibitivo de queimadas.

Segundo a Prefeitura, irão atuar no Quadrante 50 brigadistas, que receberam treinamento do Corpo de Bombeiros e de técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Fundiários.

Também foram adquiridos equipamentos de combate a incêndios, que não estavam no local. Foram compradas quatro caminhonetes com bombas e capacidade para mil litros de água. Essas caminhonetes serão utilizadas nos locais de difícil acesso, onde os caminhões-pipas não conseguem chegar.

Foram alugados um caminhão-pipa e cinco caminhonetes, com tanque reservatório para dois mil litros de água.

Utilidade pública

O telefone para comunicar ou denunciar queimadas é o 193. A ligação cairá no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública de Mato Grosso (Ciosp), que encaminhará para a base do Corpo de Bombeiros ou de Brigadistas mais próxima do local da ocorrência.

Vejam mais fotos:

 

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo