Cardeal da Argentina é eleito e escolhe nome de Papa Francisco

13 de março de 2013 - 21:15 | Postado por:

Papa Francisco

O cardeal Jorge Mario Bergóglio, da Argentina, acaba de ser anunciado, ao mundo, como o novo papa, e escolheu nome de Francisco.

Ele é da ordem Jesuíta (Companhia de Jesus), tem 76 anos, foi bispo em Buenos Aires e sua escolha surpreendeu o mundo. É o arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires, desde 28 de fevereiro de 1998. É a primeira ver que um papa será chamado de Francisco, é sul-americano e também, pela primeira vez, que um Jesuíta é escolhido papa.

O Papa Francisco apareceu, tímido, na sacada da capela para saudar o mundo. “Antes de tudo, gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito Bento 16 para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o receba”. Em seguida, ele rezou o Pai Nosso e Ave Maria.

Em seu primeiro discurso, o Papa Francisco, pediu aos católicos em todo o mundo, “fraternidade, amor e confiança mútua entre nós. Vamos sempre rezar um pelos outros. Vamos rezar pelo mundo todo para que ocorra grande fraternidade. Desejo que este caminho de Igreja que hoje iniciamos que seja profícua na evangelização”. Peço que o Senhor rezem ao Senhor para que me abençõe. Façamos silêncio para fazer esta oração de vocês por mim”, pediu aos fiéis, fazendo em seguida, momento de reflexão.

Jorge Mario é conhecido como homem simples, que, na maioria das vezes faz sua própria refeição, usava transporte público e de hábitos simples. Ele formou-se engenheiro químico, mas decidiu seguir a vida religiosa. De 1967 a 1970, estudou teologia, em 1969 foi ordenado sacerdote. Depois, foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel, entre 1980 e 1986. Em 1992, Bergoglio foi nomeado pelo Vaticano como bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. Em 1997, arcebispo titular de Buenos Aires e é cardeal desde 2001 sendo nomeado pelo então Papa João Paulo II.

 

Fonte: Só Notícias/Editoria (fotos: reprodução TV Vaticano)

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo