Casos de dengue ultrapassam 6 mil em MT com 2 mortes confirmadas

8 de fevereiro de 2013 - 08:45 | Postado por:

O número de casos de dengue registrados em Mato Grosso já ultrapassa seis mil desde o início do ano e duas pessoas morreram vítimas da doença, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (7) pela secretaria estadual de Saúde. De 1º de janeiro a 6 de fevereiro foram 6.805 notificações de dengue, sendo que três ocorrências de óbito ainda estão sob investigação.

De acordo com Boletim Epidemiológico divulgado da secretaria, o caso mais recente de morte por dengue foi em Juara, a 690 quilômetros de Cuiabá, no mês de janeiro. A primeira vítima confirmada residia  na cidade de Jaciara, a 148 quilômetros da capital, também no último mês.
Segundo o balanço da secretaria, sete casos registrados no estado são considerados graves. Se comparado ao mesmo período do ano passado, Mato Grosso registrou 2.875 casos, menos que a metade do atual cenário da doença.

Cuiabá, capital do estado, registrou 296 casos. No entanto, o município de Rondonópolis, distante 212 km, é o que tem mais notificações da doença: 386. Várzea Grande, região metropolitana da capital, tem até o momento 65 casos e, Sinop, sete.
Para a pasta da saúde, a transmissão da dengue no estado deve-se neste período à circulação dos sorotipos DENV 1 e a introdução do DENV 4.

Precauções
Combata os focos do mosquito em sua casa. Limpe calha dos telhados, pratinhos dos vasos de plantas, também mantenha piscinas limpas, não deixe formar poças d’água, elimine qualquer tipo de material que possa acumular água. Garrafas ou recipientes devem permanecer virados de boca para baixo, os pneus mantidos em locais cobertos para não acumular água, tampe bem as caixas d’água e os poços.

Novo sistema
A secretaria de Saúde deu início a um novo sistema para o banco de dados de notificação de casos de dengue.  O SINAN Online (Sistema de Informação de Agravos de Notificação online) permite a inserção e disseminação de dados de agravos de notificação em tempo real, contribuindo na realização dos trabalhos de registros.

Contudo, diante dos dados divulgados nesta quinta-feira, alguns municípios apresentaram  diferença no número de registro em relação a semana anterior  para a atual. De acordo com a pasta, o fato é em decorrência da adoção do novo sistema que registrou apenas os casos do mês de fevereiro, mas que deverá registrar também as notificações de janeiro até o final desta semana.

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo