Chapadão do Céu deverá entrar em estado de emergência

10 de março de 2011 - 22:48 | Postado por:

Queda na produção causada pelas chuvas chega a 33,3 milhões de reais

O Prefeito de Chapadão do Céu, Paulo Rodrigues da Cunha e o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Franciel Braganholo deverão assinar a qualquer momento, um decreto de estado de emergência.

Chapadão do Céu é um município eminentemente agrícola, com grande produção de soja, milho e algodão. As chuvas que se concentram nesses dias de verão estão comprometendo a safra de soja, que se encontra no auge de sua colheita.

O Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Técnico Agrícola Gean Rubens de Souza emitiu nesta quinta-feira, 10 de março, um laudo que aponta a situação preocupante dos produtores rurais e consequentemente a economia do Município, em relação à colheita da soja.

Dê 15 de fevereiro a 9 de março, choveu em Chapadão do Céu aproximadamente 500 mm., com precipitação praticamente em todos os dias, impedindo os produtores de continuarem a colher a soja. Anualmente Chapadão do Céu recebe em média 1.800 mm. de chuva, bem distribuídos entre os meses de outubro e abril.

A soja está se estragando no campo e há perda nos poucos momentos de colheita e no transporte, já que as chuvas estão prejudicando as estradas vicinais, por onde se escoa a produção.

Chapadão do Céu cultiva nesta safra, 2010/11, aproximadamente 100 mil hectares da oleaginosa, dos quais, 75% foram colhidos. Os restantes 25% a colher e mais 15% das que já foram colhidas, está sendo extremamente comprometida pelo excesso de chuvas.

O ano que poderia fechar com uma produtividade média de 3.600 Kg/ha. deverá baixar para 3.100 Kg/ha, uma perda aos produtores de 33,3 milhões de reais, estima, até o momento, o secretário Gean Rubens.

Os dados constam de um laudo técnico, emitido pelo por Gean, que deverá servir de amparo para que seja decretado estado de emergência no município.

Deixe um comentário

Comentários

  1. Jose Altair disse:

    Infelizmente mais uma vez o produtor vai ficar no prejuizo sem ajuda nenhuma! Sempre foi dessa forma! O PRODUTOR NUNCA E LEMBRADO NESSAS HORAS.

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo