Chuva forte derruba ponte, alaga cidade e provoca mortes no RS

10 de março de 2011 - 22:00 | Postado por:

A forte chuva que atingiu o município de São Lourenço do Sul, localizado no interior do Rio Grande do Sul, destruiu parcialmente a cidade e provocou mortes. Até as 19h desta quinta-feira, segundo informações da Defesa Civil, oito pessoas morreram em consequência da chuva. Anteriormente, o órgão havia informado que eram nove os mortos.

chuva em São Lourenço do Sul (Foto: Jocimar Farina/Agência RBS)Rio São Lourenço enchey (Foto: Nauro Júnior/
Agência RBS)

De acordo com informações da Defesa Civil, entre as vítimas estão dois idosos: um senhor de 80 anos, que chegou a ser socorrido pela Brigada Militar, mas não resistiu e morreu no hospital antes de receber atendimento médico; e uma senhora de 76 anos que foi encontrada morta dentro de sua casa. Ela tinha dificuldades de locomoção e não teria conseguido deixar o local no momento em que o nível das águas do rio São Lourenço subiu. Ainda não há informações sobre as outras vítimas.

saiba mais

Segundo a prefeitura, a água chegou a três metros de altura e várias casas foram parcialmente destruídas.

De acordo com o Major Oscar Luis Moiano, subchefe estadual da Defesa Civil, dois helicópteros foram disponibilizados para ajudar no socorro às vítimas. Um posto de triagem foi montado no campo de futebol da cidade para realizar o primeiro atendimento. Além disso, quatro abrigos foram improvisados para receber aqueles que perderam a casa.

“Estamos priorizando o resgate das pessoas e a busca por abrigo. Ainda não sabemos precisar quantas pessoas foram atingidas. A área rural também foi afetada”, disse o Major Moiano ao G1.

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, foi para São Lourenço acompanhar o resgate.

Casa destruída pela chuva forte em São Lourenço do Sul (RS) (Foto: Agência RBS)Casa destruída pela chuva forte em São Lourenço do Sul (RS) (Foto: Nauro Júnior/Agência RBS)
Mapa de São Lourenço do Sul (RS) (Foto: Editoria de Arte/G1)

‘Nunca tinha visto enchente como essa’
No Iate Clube de São Lourenço do Sul, trailers e barcos foram arrastados por causa da forte correnteza do rio. “Por volta das às 4h da manhã, me acordaram para amarrar os barcos”, relata Renato Freitas, funcionário do estabelecimento.  “Amarrei mas o trapiche não aguentou. Veleiros, barcos de pesca e escuna saíram água afora e ficaram à deriva na lagoa.” A correnteza impede a busca dos barcos. “Faz 40 anos que eu moro aqui e nunca tinha visto uma enchente como essa”.

Ainda segundo informações da Defesa Civil, o município vizinho de Turuçu também foi atingido pelas enchentes e a rodovia BR-116 bloqueada após a queda de parte da pista. Por causa da queda da cabeceira de uma ponte, o trânsito está bloqueado entre Sâo Lourenço do Sul e Turuçu.

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo