Cuiabá é a capital que mais consome carne gordurosa no país, diz pesquisa

10 de abril de 2012 - 17:28 | Postado por:

Quase a metade da população de Cuiabá costuma consumir carne com gordura em excesso, o que coloca a cidade em primeiro lugar no ranking do país, conforme pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (10). De 26 capitais brasileiras, a capital mato-grossense possui maior número de adultos que ingerem carne gordurosa com frequência, o correspondente a 49%.

A pesquisa foi feita pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) somente com adultos e tem o intuito de verificar a prevalência de fatores de risco e proteção para doenças não transmissíveis na população brasileira, assim como embasar ações para a prevenção de doenças.


O estudo refere-se aos anos de 2006 e 2011. Depois de Cuiabá, Campo Grande (MS) é a segunda capital onde se come mais carne gorda no país e figura na lista com 48%. A última da lista é Salvador (BA). A capital baiana apresenta um índice de 29% e é a capital onde menos se consome carne gorda no Brasil.

Alcatra está entre os cortes mais magros da carne bovina (Foto: Reprodução/TV Globo)Carne gorda lidera consumo em MT
(Foto: Reprodução/TV Globo)

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, afirmou que 30% da produção de carne produzida no estado é consumida internamente pela população, enquanto o restante é vendida para outros estados e exportada para outros países. “A carne aqui (Mato Grosso) não é mais barata que nos outros estados, mas é algo cultural se comer carne no estado”, avaliou.

Frutas
Em contrapartida ao consumo de carne gordurosa, os cuiabanos figuram no ranking dos que menos comem frutas e hortaliças. Apenas 18% da população costuma consumir diariamente cinco ou mais porções de frutas, verduras e hortaliças, conforme os dados da pesquisa.

Além disso, Cuiabá ainda figura na 6ª posição do país com menor número de praticantes de exercícios físicos. Perguntados pelos pesquisadores se praticam alguma atividade física durante o tempo livre, apenas 29% responderam que sim.

 

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo