Direção do Pronto Socorro confirma falta de medicamentos na UTI

12 de novembro de 2010 - 12:41 | Postado por:

 

A administração geral do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá confirmou nesta quinta-feira que houve falta de  medicamentos por dois dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e que a situação  “foi normalizada por completo”. A direção do hospital negou que a “falta momentânea dos remédios, de uso exclusivo dos leitos de UTI”, tenha levado a interdição da unidade e sustenta que “não houve transtornos ou danos maiores com nenhum paciente que se encontra na UTI”.

A direção do Pronto Socorro informou que a Secretaria Municipal de Saúde “está em fase de re-padronização dos medicamentos em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) com a finalização dos trabalhos, ainda no final do mês de novembro”. O objetivo é racionalizar e fazer a distribuição programada com a finalidade de otimizar os investimentos com os medicamentos. “O propósito da SMS é minimizar as faltas pontuais na rede e manter o estoque estratégico” – diz a nota.

Funcionários do Pronto Socorro, por outro lado, denunciaram que cinco leitos de UTI foram interditados – o que atingiu 25% da capacidade de atendimento na unidade.  A administração do HPSM não se manifestou sobre a informação, divulgada no blog da jornalista Sandra Carvalho, sobre a ocorrência de infiltração no teto.

Os medicamentos em falta seriam Noradrenalina, para regular a pressão do paciente, Fentanil, para controlar a dor do paciente crítica, Hidantal, para controlar crises convulsivas e Iminepen, antibiótico utilizado para combater infecções por bactéria.

Segundo Sandra Carvalho, são  os próprios profissionais lotados na UTI Adulto do Pronto Socorro de Cuiabá é que “lacram” os leitos, impedindo novas internações, de maneira a não colocar em risco a vida de pacientes graves. Neste caso, a Central de Regulação se vê obrigada a procurar leitos em hospitais da rede conveniada.

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo