Faculdade fecha as portas e não dá explicação a alunos

21 de março de 2013 - 14:07 | Postado por:

9d4abc80c585c25ba4d90c5ae56530ec-2

Alunos das Faculdades Integradas de Cuiabá (FIC), em Cuiabá, denunciaram ao MidiaNews que o estabelecimento encerrou suas atividades sem dar nenhuma explicação aos corpos docente e discente.

Os alunos, que estão sem aulas desde o último dia 11, informaram a instituição fechou as portas e, até o momento, a direção não informou se as aulas irão continuar. O estabelecimento está localizado na Rua Alziro Zarur, no bairro Boa Esperança.

A informação foi confirmada pela professora do curso de Secretariado Executivo, Marly Rosa de Oliveira, que leciona na instituição desde 2011. Ela disse que também não recebeu nenhum comunicado da direção da FIC sobre a situação.

“Chegamos na FIC na semana passada e percebemos que estava tudo sendo encaixotado. A direção anexou um aviso na porta, dizendo que iria informar onde as aulas continuariam e, até o momento, ninguém nos procurou. Não temos nenhuma informação oficial. Ninguém atende nos telefones na FIC, simplesmente não deram nenhuma satisfação, nem para os acadêmicos e nem para funcionários. É uma total falta de respeito”, disse a educadora.

A estudante Monique Thamires Carvalho está no quinto semestre do curso de Secretariado Executivo e não esconde a preocupação. A acadêmica está prestes e se formar e teme que os dois anos e meio de estudo sejam perdidos.

“A minha turma já está fazendo a monografia, estamos na fase final. Já começamos a pagar a festa. São dois anos e meio de estudo e muita dificuldade para pagar as mensalidades. Não sabemos mais o que fazer. Ninguém deu uma satisfação. O boato é que a empresa foi executada em uma dívida trabalhista e teve que sair do prédio, mas nada de concreto. Temos medo de perder todo esse tempo de estudo”, relatou.

Outro problema enfrentado pelos alunos é com relação aos estágios. A estudante Suzane Aparecida Brito disse que teme perder pelo estágio que está fazendo em um banco estatal.

“Eu sou bolsista e já faço estágio em um banco, tenho medo de perder o estágio por essa situação da faculdade. Muitos alunos estão na mesma situação que eu. Exigimos que alguém tome uma posição. Eu já registrei um boletim de ocorrência e outros alunos também estão fazendo o mesmo”, disse Suzane.

Em um informativo, fixado na portaria do prédio da FIC, a direção diz que as aulas da faculdade continuariam no Colégio São Benedito, localizado no bairro Bandeirantes. Porém, os alunos se dirigiram até a instituição e foram informados que a direção da FIC ainda não firmou o contrato para aluguel das salas.

“Fomos no Colégio, conforme a instrução do aviso, e não tinha aula. Disseram que não estava nada certo. Ligamos no telefone que a FIC deixou para o contato e ninguém atende. Não sabemos mais o que fazer”, relatou o estudante Christian Eduardo Miranda Oliveira, que cursa Tecnologia de Sistema da Informação.

Outros estudantes também informaram que registraram boletins de ocorrências e irão acionar o Ministério Público Estadual (MPE).

Atrasos salariais

A professora Marly informou que os pagamentos de salários na empresa sempre tiveram atrasos e que desde novembro de 2012 a folha não é paga.

“Fazemos alguns vales, mas, desde novembro, não recebemos os salários. Sabemos que toda empresa passa por problemas financeiros, mas simplesmente sumir e não dar satisfação é uma situação que não podemos aceitar”, disse.

Diante da situação, ela tomou a iniciativa de procurar outras faculdades, que possam agregar os alunos, para que eles não corram o risco de perder o tempo de ensino já cursado.

“Abracei essa causa e estou procurando outras faculdades. Para ver se os alunos podem continuar os estudos. Esses acadêmicos são trabalhadores que saem do serviço no fim do dia e vão estudar. Pagam as mensalidades com muitos esforços”, disse a professora.

Outro lado

A reportagem do MidiaNews tentou contato com a direção nos telefones fixos da FIC, mas as ligações não foram atendidas, durante todo o dia de ontem.

Fonte: MidiaNews

Deixe um comentário

Comentários

  1. Christian Eduardo disse:

    E quem sai prejudicado nisso tudo são os alunos…Tantos que trabalham para ajudar com despesas casa e pagar a faculdade…É inadimissível tais acontecimento.
    Referente a esse acontecimento me senti sem chão, como um cachorro sem dono ao ver a faculdade fechada sem dar ao mínimo uma satisfação. COmplicado!!!

  2. secretario executivo bilingue disse:

    Essa faculdade devera casada pelo MEC e ministério publico, uma instituição que não merece os valores de um alunos e professores, pessoal vomos todos tomar providencia….

    1. secretario executivo bilingue disse:

      ok

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo