Governador descarta fechamento de delegacias em MT

1 de março de 2011 - 08:36 | Postado por:

O governador Silval Barbosa (PMDB) reconheceu, nesta segunda-feira (28), a deficiência de estrutura humana nas delegacias de Polícia de Mato Grosso, mas descartou qualquer possibilidade de fechamento de unidades.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil (Siagespoc) sugeriu, na semana passada, o fechamento de 52 das 104 delegacias, por falta de condições de trabalho.

Na avaliação de Silval, a situação necessita de atenção especial, ao destacar que a falta de delegados, investigadores e escrivães prejudica o serviço da Polícia Civil no Interior. “Uma cidade que não tem um delegado, realmente, é difícil para se desenvolver as atividades de investigação e do que é de competência da polícia”, declarou.

Relatório do sindicato aponta que 56 delegacias têm efetivo inferior a cinco investigadores; 14 possuem somente um investigador; e 52 unidades não têm delegados. O órgão também assinalou problemas com manutenção de viaturas, prédios, acúmulo de casos sem solução, entre outros na área técnica.

Quanto ao pedido para a redução de delegacias, Silval declarou que o Governo vai trabalhar para resolver os problemas e não pensa em fechar delegacias no Estado. “Não terá fechamento. Não discutimos isso e é uma sugestão do sindicato. O objetivo é estruturar. Segurança Pública é responsabilidade do Estado e vamos fazer a nossa parte”, afirmou.

Contratação e concurso

Silval destacou que o Governo aguarda uma decisão judicial para contratação de 60 delegados de Polícia, o que amenizaria a situação de forma imediata. “Acreditamos que, dentro de poucos dias, teremos 60 delegados para atender essas cidades. Resolve e ameniza a situação”, disse.

Segundo ele, o Estado já estuda a possibilidade de realizar novos concursos públicos para contratação de policiais e agentes administrativos para a instituição.

“Teremos que abrir mais concursos para chamarmos mais escrivães, mais agentes policiais e também mais pessoas para a área administrativa”, adiantou.

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo