Governo reitera compromissos com a Fifa para 2014

22 de fevereiro de 2011 - 03:20 | Postado por:

 

O governador Silval Barbosa (PMDB) reiterou, nesta segunda-feira (21), os compromissos que Mato Grosso firmou com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), com vista a garantir a participação de Cuiabá como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014.

A decisão foi anunciada durante reunião com secretariado, no Palácio Paiaguás. Ainda no encontro, o governador pediu cautela aos secretários no que se refere respeito aos gastos públicos, devido ao início do ano.

A tônica da reunião foi a Copa do Mundo de 2014, com destaque para a exclusão de Cuiabá do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Mobilidade Grandes Cidades, e que poderia acarretar prejuízos para o Estado.

Conforme o MidiaNews apurou, Silval garantiu que todas as obras contidas no caderno de compromisso com a Fifa estão com recursos alocados, não havendo nenhum prejuízo pelo fato de a Capital ter ficado fora do PAC, anunciado na semana passada pelo Governo Federal.

A primeira obra é construção da Arena Multiuso, o novo Estádio Verdão, que está em em fase adiantada e deve ser entregue em dezembro de 2012, para que o Estado possa se candidatar como uma das subsedes da Copa das Confederações. O segundo compromisso é o Entorno da Arena, que prevê o acesso ao estádio, estacionamento etc.

O terceiro é a construção de três Centros Oficiais de Treinamento (COTs), sendo um reserva, conforme determinação da Fifa. Outro compromisso são as obras de Mobilidade Urbana, que inclui o BRT. A última obra é a construção do Fan Park, no Parque de Exposições da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), no bairro Dom Aquino.

A única obra que ainda não está definida é a da reforma do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, sob a responsabilidade do Governo Federal. No entanto, o Executivo Estadual tem-se colocado à disposição para resolver o problema.

O governador falou ainda que obras estruturantes para Copa de 2014, de iniciativa do Governo do Estado e que não está no compromisso firmado com a Fifa. Os investimentos serão na área de Segurança, Saúde e Qualificação Profissional, principalmente no setor do Turismo.

PAC da Mobilidade

Silval afirmou, na reunião do secretariado, que o Executivo não vai economizar esforços para tentar incluir Mato Grosso no PAC – Modalidade Grandes Cidades, para angariar mais recursos para que o Estado possa avançar ainda mais.

A idéia do Palácio Paiaguás é mostrar que a junção de Cuiabá com Várzea Grande ultrapassa os 700 mil de habitantes, exigidos para integrar o programa federal.

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo