Grêmio Maringá vai entrar na Justiça para ter reconhecido título brasileiro

23 de dezembro de 2010 - 19:38 | Postado por:

O Grêmio Maringá, do Paraná, anunciou que vai entrar na Justiça para reivindicar o título brasileiro de 1969, por ter vencido o Torneio dos Campeões. Em nota divulgada no site do clube, o presidente Aurélio Almeida afirma que “irá a todas as instâncias jurídicas que se fizerem necessárias”.

– Isso não vai ficar assim, vamos atrás do que é nosso por direito. O Grêmio Maringá conquistou este título e é com respeito à história do nosso clube e a todos os torcedores maringaenses que vamos reivindicar este título- declarou o dirigente.

A medida foi tomada após a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que, na quarta-feira, unificou oficialmente os títulos brasileiros conquistados entre 1959 e 1970 (a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o “Robertão”), considerando-os títulos do Campeonato Brasileiro.

Caso a CBF aceite a reivindicação do Grêmio, a equipe de Maringá passa a ser o primeiro time do Paraná a ser campeão brasileiro, desbancando o posto do Coritiba, que venceu o torneio de 1985.

Torneio criado para definir o campeão dos campeões

O Torneio dos Campeões da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) reuniu quatro equipes, que disputavam, além de uma vaga na Taça Libertadores da América de 1970 ,o título de campeão dos campeões do Brasil.

O Grêmio Maringá garantiu a vaga por ter sido campão do Torneio Centro-Sul de 1968. Além dele, participariam o Sport Recife (campeão do Torneio Norte-Nordeste de 1968), o Botafogo (campeão da Taça Brasil de 1968) e o Santos (campeão do Roberto Gomes Pedrosa de 1968).

O Grêmio enfrentou partidas de ida e volta contra o Sport, vencendo pelo placar de 3 a 0, em ambos os jogos. Na sequência o Grêmio enfrentou o Santos. Após dois empates,seria realizada mais uma partida. Mas o Santos, alegando indisponibilidade de agenda, desistiu da partida, fato que obrigou a CBD a dar o título do torneio ao clube maringaense.

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo