Histórica e no meio do Atacama, Tacna recebe a Seleção sub-20

17 de janeiro de 2011 - 14:02 | Postado por:

Tacna é o marco inicial do deserto de Atacama, na América do Sul. A cidade, com pouco mais de 300 mil habitantes, é a base da Seleção Brasileira sub-20 nos primeiros jogos do Sul-Americano da categoria, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia. Mas não é a apenas a paisagem árida que chama a atenção. O passeio pelo morro conhecido como Intiorko, que fica a dez minutos do centro, revela muitas particularidades da história do local, que iniciará a sua participação no torneio continental nesta segunda-feira, a partir das 22h (de Brasília), com os confrontos do Grupo B da competição.

Estádio Jorge Basadre, em Tacna brasil sub 20 Estádio Jorge Basadre, em Tacna, visto do Intiorko. Nome do local foi uma homenagem ao principal historiador da cidade peruana. Arena vai receber os jogos da Seleção sub-20 (Foto: Mowa Press)

Acompanhado do guia Antônio Vargas, de 52 anos, o GLOBOESPORTE.COM foi ao topo do Intiorko para saber um pouco mais da história de Tacna, que só se transformou em território peruano em 1929. Anteriormente, a cidade pertencia ao Chile, que a conquistou durante a batalha conhecida como “Alto da Aliança”. Foi justamente no morro que o general Manuel Baquedano, do exército chileno, finalizou a soberania sobre o local.

morro de Tacna no PeruAntônio Vargas aponta para a cidade de Tacna
(Foto: Márcio Iannaca / GLOBOESPORTE.COM)

O maior herói de Tacna surgiu justamente no confronto contra os chilenos. Na disputa pelo território de Arica, que pertence ao Chile até os dias de hoje, o coronel Francisco Bolognesi foi morto pelas tropas rivais por não entregar a cidade que ocupava com pouco mais 1.800 soldados peruanos. Em homenagem ao militar, o clube Coronel Bolognesi foi fundado em 1929, justamente no mesmo ano que Tacna foi anexada ao Peru.

– É um herói! Bolognesi não entregou Arica e lutou até o último cartucho, sendo morto em seguida pelos chilenos. A partir daí se transformou em um dos principais personagens de nossa cidade – afirmou Vargas, lembrando que existe um monumento no centro de Tacna em homenagem ao militar.

No alto do Intiorko, além da paisagem, um monumento também chama a atenção. Após conhecer a história de Bolognesi, mais uma curiosidade de Tacna. Os peruanos fizeram uma grande lápide para lembrar os soldados mortos na batalha “Alto da Aliança”. Todos os anos, no dia 26 de maio 1880, a população comparece ao local para prestar homensagens aos heróis anônimos da guerra.

Tacna marca o início do deserto de Atacama

Outra curiosidade de Tacna é a sua localização. A cidade marca o início do deserto de Atacama. A cidade fica entre os morros Intiorko e Arunta, que também são povoados por pessoas de baixa renda. No percurso até o topo é fácil perceber como é difícil viver no local. As casas são feitas de palha e algumas delas sequer possuem cobertura, já que chove muito pouco na localidade.

morro de Tacna no PeruAs casas no no Intiorko são feitas de palha e não tem cobertura (Márcio Iannacca / GLOBOESPORTE.COM)

Segundo Vargas, não existe perigo, poucos assaltos são registrados em Tacna. A população está em busca da sobrevivência, mas sem prejudicar os visitantes, que chegam à cidade em busca dos preços baixos da zona franca.

– As pessoas não procuram Tacna pelo turismo ou por suas belezas naturais, mas sim pelos produtos originais a preços baixos. A zona franca é o que mexe com a população e com os visitantes que passam por aqui – explicou o guia.

Brasil Mundial FC: Saiba mais sobre o mercado popular de Tacna

E vai ser justamente na cidade cravada no deserto de Atacama que, possui temperaturas altas durante o dia e amenas à noite, a Seleção sub-20 buscará a tão sonhada vaga nas Olimpíadas de 2012. Seja inspirado em Bolognesi ou no histórico vencedor na competição, Neymar & cia. iniciam a sua trajetória no Sul-Americano da categoria nesta segunda-feira, às 21h10m (0h10m, de Brasília), contra o Paraguai, no Estádio Jorge Basedra. Boa sorte!

morro de Tacna no PeruMonumento no Intiorko homenageia soldados mortos na guerra (Márcio Iannacca / GLOBOESPORTE.COM)
morro de Tacna no PeruDo alto do Intiorko é fácil ver toda a cidade de Tacna (Foto: Márcio Iannaca / GLOBOESPORTE.COM)
 

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo