Hospitais filantrópicos ameaçam parar atividades em Cuiabá e Rondonópolis

8 de novembro de 2016 - 13:16 | Postado por:

Vão faltar vagas nas UTI´s dos hospitais filantrópicos de Cuiabá e Rondonópolis a partir desta semana. Quem precisar de uma cirurgia e não tiver planos de saúde vão ter de procurar os hospitais particulares. É que as unidades hospitalares filantrópicas ameaçam paralisar todas estas atividades até que os governos estadual e municipais repassem os recursos devidos para que as portas continuem abertas à população.

Segundo a Federação das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos do Estado de Mato Grosso (Fehosmt) cinco hospitais filantrópicos do Estado, Santa Casa de Misericórdia de Cuuiabá, Santa Helena, Hospital do Câncer, Santa Casa de Rondonópolis e Hospital Geral Universitário estão passando por sérias dificuldades financeiras devido ao constante atraso nos repasses de recursos o que vai provocar a suspensão no recebimento de novos pacientes nas Unidade de Terapia Intensiva (UTI’s), bem como suspenderão a programação das cirurgias eletivas e ambulatoriais até que o governo e municípios – Cuiabá e Rondonópolis – façam o repasse dos recursos atrasados.

Os hospitais destacam que a Secretaria Estadual de Saúde está devendo R$ 7 milhões de repasses atrasados para Cuiabá. Além disso, precisa formalizar a finalização do custeio mensal dos R$ 3,6 mi dos déficits mensais destes hospitais, dados levantados pela consultoria Planisa e disponibilizado pelo próprio Governo do Estado de Mato Grosso.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá está pagando a produção de média e alta complexidade com mais de 60 dias de atraso.

Os cinco hospitais atualmente atendem cerca de 80% da população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e somam cerca de 3,5 mil internações por mês, sendo que 750 leitos estão disponibilizados ao SUS. Em cada unidades são feitas aproximadamente 500 cirurgias por mês.

Fonte:24horasnews.com.br

3330202050

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo