Janaina Riva assume presidência da Assembleia Legislativa por 4 meses

18 de abril de 2019 - 09:22 | Postado por:

A deputada Janaina Riva (MDB) é a primeira mulher a comandar a Assembleia legislativa de Mato Grosso. A sessão de ‘posse’ foi realizada na manhã de hoje (17). Eduardo Botelho (DEM), atual presidente, licenciou-se da presidência por 120 dias, alegando tratar de assuntos particulares.

Nos seus 184 anos de história o Parlamento mato-grossense sempre foi presidido por homens. Eleita com 51.546 votos, Janaina Riva é a única mulher a ocupar o cargo de presidente em sua 19ª legislatura. Mesmo sendo a mais votada no Estado, durante a eleição para Mesa Diretora, pela referiu unir forças ao colega Botelho e foi eleita sua vice, acompanhada do 2º vice-presidente João Batista, de Max Russi, primeiro-secretário e de Valdir Barranco segundo-secretário.

Como presidente, Janaina prometo manter a ordem na Assembleia. A emedebista lembrou que foi reeleita a deputada mais votada no pleito do ano passado e que fez das pedras de seu caminho os degraus de sua vitória e que este seu segundo mandato não deve ser contado, como foi o primeiro, em 2014, como sendo herdeira política de seu pai, o ex-deputado estadual José Geraldo Riva.

Em seu discurso de posse a presidente Janaína afirmou ser a deputada de Mato Grosso que lutou pelos direitos de todos e que deu voz aos que não eram vistos pelo poder público e que levantou bandeiras que a fizeram ser a mais votada no Estado.

A saída temporária de Botelho da presidência da AL gerou comentários de natureza vária nos bastidores políticos da capital. Muitos dão conta de que o deputado já estaria articulando sua candidatura à prefeitura de Cuiabá ou de Várzea Grande, em 2020, uma definição que poderá se concretizar em outubro deste ano.

Em outra vertente, enquanto estiver na presidência da Assembleia Legislativa, Janaina Riva terá a chance de desenhar seu possível projeto, que dizem ser uma investida ao Governo de Mato Grosso na disputa 2022. De início, o seu histórico político e a fama de campeã de votos em início de carreira assusta políticos profissionais. Em 2014, em seu primeiro desafio, ela saiu das urnas como a segunda mais votada no Estado, com nada menos que 48.171, ficando atrás de Mauro Savi que naquele mesmo pleito obteve 55.233. Em 2018, Janaina foi a primeira com 51.546 votos.

Fonte: Araguaia Notícia

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo