Mauro Mendes vence no 1º turno,Em MT aponta pesquisa do Gazeta Dados

2 de outubro de 2018 - 10:34 | Postado por:

Se a eleição fosse hoje, o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (DEM), venceria em 1º turno a disputa pelo governo do Estado. Pesquisa Gazeta Dados, realizada entre os dias 28 e 30 de setembro, mostra o democrata com 52,17% dos votos válidos. Pela margemde erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, teria entre 49,17% e 55,17%.

 

 

Gazeta Dados

Gazeta Dados governador

Mendes lidera seguido pelo governador Pedro Taques (PSDB) que, disputando a reeleição, conquistaria 24,65% dos votos válidos, que, pela margem de erro, varia entre 21,65% e 27,65%. Com 20,28%, Wellington Fagundes (PR) alcançaria de 17,28% e 23,28%. Moisés Franz (PSOL) e Arthur Nogueira (Rede) aparecem, ambos, com 1,45%, variando entre 0% e 4,45%.

 

Para chegar a estes números, a pesquisa considerou os resultados da sondagem estimulada, aquela em que é apresentada ao eleitor a lista com os nomes dos candidatos. Neste quesito, Mendes obteve 36% das intenções de votos, Taques atingiu 17%, Wellington 14%, enquanto Franz e Arthur ficaram com 1% cada um.

 

Votos brancos e nulos totalizaram 10% e não sabem e não responderam – que são os indecisos – somaram 21%. Para simular o resultado e considerar o candidato eleito em 1º turno, é necessário que ele conquiste 50% mais um voto do total obtido pelos demaisconcorrentes, excluídos brancos e nulos.

 

Voto espontâneo

 

Gazeta Dados

Gazeta Dados governador

Mendes também aparece na frente, todavia, na pesquisa espontânea. Nesta modalidade, não é apresentada nenhuma opção ao entrevistado e ele cita o candidato por convicção. O democrata aparece com 25% das intenções de voto. Taques surge com 12%. Wellington foi lembrado por 8%. Nogueira e Franz obtiveram 1% e 0%, respectivamente.

Do total da pesquisa de voto espontâneo, 7% dos entrevistados disseram que votariam branco ou nulo. Outros 47% não souberam responder ou preferiram não opinar.

 

Rejeição

 

Pedro Taques é o candidato com maior porcentagem de rejeição, 32%, enquanto Mendes aparece com 11% e Wellington com 10%. O candidato do PSOL tem 5% e o da Rede aparece com 3%. Do total de entrevistados, 10% não escolheu nenhum candidato e 29% não quis responder.

 

Dos eleitores consultados, 36% votariam, com certeza, em Mauro Mendes, que é seguido por Taques, com 18%, e Wellington, também com 18%. Quando perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, no entanto, o republicano aparece liderando, com 29%. Ele éseguido de Mendes, com 22%, e Taques, com 15%.

 

Gazeta Dados

Gazeta Dados governador

O tucano vence quando a pergunta é “em quem você poderia votar?”. Neste caso, aparece com 47%. É seguido pelo republicano, com 32%, e pelo democrata, com 21%.

 

O Gazeta Dados também perguntou qual dos candidatos os eleitores conheciam. 2% afirmaram não conhecer Pedro Taques, 3% não conheciam Mauro Mendes e 4% não sabiam quem é Wellington Fagundes.

 

Vitória

 

Quando perguntados quem acham que vai vencer a eleição deste ano, independentemente de sua preferência na hora de votar, 37% dos eleitores afirmaram achar que Mauro Mendes será eleito o novo governador. O candidato é seguido por Pedro Taques e WellingtonFagundes que aparecem, respectivamente, com 17% e 13%. Moisés Franz e Arthur Nogueira aparecem, ambos, com 1%. Dos entrevistados, 4% não escolheram nenhum candidato e 27% não souberam ou não quiseram responder.

 

Segundo turno

 

O Gazeta Dados também simulou situações de um eventual segundo turno. Se os candidatos fossem Mauro Mendes e Pedro Taques, o democrata venceria com 43% dos votos, contra 21%. Do total de entrevistados, 14% votariam branco ou nulo e 22% não quiseram respondernesse cenário.

 

Na segunda possibilidade de pleito, entre Mendes e Wellington Fagundes, o democrata venceria com 40% das intenções de voto, enquanto o republicano ficaria com 21%. Nesta opção, 14% afirmam que votariam branco ou nulo e 25% não souberam ou não quiseram responder. Em um terceiro cenário, tendo Wellington disputando com Taques, o republicano venceria com 29% dos votos, contra 25% do tucano. Neste caso, 17% das pessoas votariam branco ou nulo e 29% não souberam ou não responderam.

 

Sobre a pesquisa

 

Margem de erro – 3%

Entrevistados – 1.080
Municípios – 66 municípios em 12 regiões
Data – 28 a 30 de setembro
Registro no TRE/MT – 01042/2018
Contratante – Grupo Gazeta de Comunicação

http://www.gazetadigital.com.br/editorias/politica-de-mt/mauro-mendes-vence-no-1-turno-aponta-pesquisa-do-gazeta-dados/551325

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo