MT lidera ranking de roubo a caixa eletrônico no país

11 de janeiro de 2011 - 18:09 | Postado por:

A Polícia Militar prendeu 66 pessoas envolvidas em roubos a caixas eletrônicos, durante todo o ano de 2010, em Mato Grosso. Os dados são da corporação e ainda apontam 133 ocorrências registradas em todo o Estado, que tem Cuiabá como “campeã”: foram 69 ocorrências e 52 pessoas detidas.

Em seguida, aparecem os municípios de Rondonópolis, com 21 ocorrências, Tangará da Serra, com 15 ocorrências e duas prisões, e Cáceres, com seis ocorrências e 10 prisões.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Osmar Lino de Farias, têm acontecido rondas ostensivas diariamente, principalmente na Capital, onde se concentra maior número de caixas eletrônicos, porém também com um maior efetivo.

“O número de caixas situados nesses locais, como nas avenidas Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e Getúlio Vargas, é grande. Em uma agência dessas há, pelo menos, seis caixas eletrônicos e, até onde sabemos, nunca foi roubado”, afirmou o oficial.

Para o comandante, há um padrão já verificado neste tipo de crime, que ocorre, geralmente, em locais comerciais, onde a segurança é privada e a Polícia Militar não pode manter policiamento, mesmo porque, pela lógica, a segurança já existiria para tal.

“São estabelecimentos comerciais ou órgãos públicos que contam com segurança particular. Cabe à empresa proteger esses locais. Então, por isso, o trabalho da PM é realizar as rondas ostensivas. E para dar apoio, sempre que for acionada. É ilógico fazer a segurança num local onde já existe um profissional pago para fazer isso”, disse Farias.

MT líder

Mato Grosso lidera o ranking brasileiro de roubos a caixas eletrônicos. De acordo com a Polícia Judiciária Civil, em 2010, houve um aumento de 250% neste tipo de crime, em relação a 2009. Além disso, no último ano, 300 pessoas foram investigadas por suspeita de participar deste tipo de ação.

O crescimento dos arrombamentos fez com que a PJC, por meio da delegada titular, Lusia Machado, baixasse uma portaria em 20 de dezembro de 2010, designando que a delegada Ana Cristina Feldner, juntamente com o delegado Lindomar Tofoli, sejam os responsáveis pelas investigações a roubos a caixas eletrônicos.

Para Ana Feldner, os índices são assustadores e uma força-tarefa será essencial para o combate aos crimes.

“Desde o ano passado, estamos trabalhando em conjunto com a Polícia Militar e só posso elogiar o trabalho ostensivo. A partir de agora, com a portaria baixada, é um trabalho ainda maior de união de forças. Também temos apoio do Ministério Público, que designou promotor especial para este tipo de caso. O que precisamos e esperamos contar é com maior empenho e colaboração do Judiciário”, disse.

Roubos em 2011

Segundo a delegada Ana Cristina Feldner, até agora, em Mato Grosso, foram contabilizados dois roubos a caixas eletrônicos. Um deles na Caixa Econômica Federal, que será investigado pela Polícia Federal.

O outro roubo foi a dois caixas eletrônicos da Sadia, em Várzea Grande, quando 15 bandidos invadiram a fábrica, rendendo, inclusive, seguranças do local. A delegada informou ao MidiaNews que já tem alguns nomes de suspeitos.

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo