Nova Lua é descoberta no sistema solar

2 de maio de 2016 - 22:04 | Postado por:

 

A descoberta foi realizada em abril do ano passado, mas divulgada pelos astrônomos somente nesta terça-feira, 26

gd (2)De olho nos arredores do sistema solar, o telescópio Hubble da Nasa detectou uma pequena lua coberta de material escuro orbitando o planeta-anão Makemake, considerado o segundo mais brilhante planeta-anão localizado no Cinturão de Kuiper. Ele só perde para Plutão, que já teve título de planeta (entenda).

A descoberta foi realizada em abril do ano passado, mas divulgada pelos astrônomos somente nesta terça-feira, 26. Apelidado de MK2, o satélite tem cerca de 160 km de diâmetro e está 21 mil km distante do MakeMake.

Para justificar a descoberta ao público, Alex Parker, pesquisador do instiuto de Pesquisas Southwest, em Boulder, Colorado, argumentou que a descoberta do satélite permite aos pesquisadores conhecer mais sobre esse planeta anão. “A descoberta desta lua nos deu a oportunidade de estudar Makemake com muito mais detalhes do que jamais teria sido capaz de, sem o companheiro”, afirmou Parket para o site da Nasa.

MakeMake está localizado no Cinturão de Kuiper, o mesmo onde está Plutão, e representa um local privilegiado com objetos celestes congelados resultantes da construção da Via Láctea, há mais de 4,5 bilhões de anos. Descoberto em 2015 e batizado com esse nome em homenagem a uma divindade da criação do povo Rapa Nui da Ilha de Páscoa.

 

Fonte:24horasnews.com.br

gd (2)

 

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo