Polícia encontra grande túnel de drogas entre México e EUA

4 de novembro de 2010 - 10:11 | Postado por:

Passagem de 550 m de comprimento guardava mais de 25 toneladas de maconha.

R7.com

A polícia fronteiriça dos Estados Unidos encontrou um sofisticado túnel de contrabando do tamanho de seis campos de futebol entre o sul da Califórnia e o México. Ele estaria sendo usado por narcotraficantes e guardava mais de 25 toneladas de maconha, informaram autoridades nesta quarta-feira (3).

O Serviço de Alfândega e Proteção Fronteiriça dos EUA disse que o túnel ligava depósitos em Otay Mesa, na Califórnia, a Tijuana, no México. A passagem tem 550 m de comprimento e estava equipado com um sistema de trens, iluminação e ventilação.

Os agentes americanos recuperaram mais de 20 toneladas de maconha durante as inspeções à noite. Já o Exército mexicano apreendeu 4,5 toneladas da droga dentro do túnel, descoberto após uma denúncia anônima.

Os cartéis de droga mexicanos cavaram dezenas de túneis como esse sob a fronteira dos EUA com o México nos últimos anos para burlar a reforçada segurança nos pontos de entrada e nas áreas intermediárias.

Quase todos uniam cidades, uma a cada lado da fronteira do México com a Califórnia e o Estado do Arizona.

No início de 2006, os agentes descobriram um túnel que media 731 m que tinha a mesma extensão da fronteira de Tijuana a Otay Mesa. Ele segue sendo o mais longo dos túneis descobertos até hoje.

Tijuana é o principal caminho para as drogas que entram na Califórnia provenientes do México.

No mês passado, autoridades apreenderam mais de 100 toneladas de maconha avaliadas em R$ 577 milhões (US$ 340 milhões), o maior carregamento da droga confiscado pelo México até agora.

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo