Prefeito e autoridades realizam pesca esportiva no lago municipal

19 de janeiro de 2011 - 11:21 | Postado por:

Para tirar de uma vez todas as duvidas em relação aos peixes do lago do Parque Taquari, o prefeito Mauricio de Sá e o Ex-Prefeito Lairto Sperandio fizeram uma pescaria que revelou o que todos gostariam de saber, “os peixes do lago já estão em tamanho ideal para serem pescados? Tem peixe o suficiente para pesca? Que tipo de peixes estão se sobressaindo em sobrevivência desde que milhares de alevinos foram soltos no lago? A resposta de tudo isso foi agradavelmente afirmativa. Em pouco mais de duas horas de pesca, exemplares de até três quilos e duzentos gramas foram fisgados em anzóis próprios para a pesca esportiva (Sem a fisga)e depois imediatamente soltos novamente no lago.

A população acompanhou atentamente do barranco a pescaria, onde o prefeito Mauricio de Sá e seu filho João Pedro, o Sr. Lairto Sperandio, e o atual Presidente da Câmara Municipal vereador “Dinão” comprovavam que já está chegando o tão aguardado dia de se liberar a pesca.

“Iremos nos próximos dias estudar uma forma de liberar esta pesca para a população, talvez começando com um torneio de pesca esportiva, até porque isto merece uma comemoração depois de tantos anos planejando e cuidando para que nosso lago pudesse proporcionar ao cidadão este lazer agradável que estamos tendo, nesta manhã bonita de domingo.” Comentou entusiasticamente o prefeito.

Por sua vez o ex-prefeito e idealizador do lago do Parque Taquari, Lairto Sperandio falou emocionado sobre este momento. “É a realização de um sonho, e pudemos ver hoje que o lago está pronto para receber um evento de pesca. Mas isso tudo tem que ser muito bem planejado porque estes peixes são híbridos, ou seja, eles não se reproduzem naturalmente, e se a liberação da pesca não for controlada por meio de regras e fiscalização, em menos de um mês com certeza tudo se acabará. Tenho certeza que o prefeito Mauricio vai conseguir meios de controlar esta pesca para que todos possam usufruir.”

O Prefeito Mauricio lembrou ainda que segundo cálculos feitos por ele e pelo Sr. Lairto no barco, é possível que já se tenha no lago, cerca de sessenta toneladas de peixes, levando-se em conta os exemplares que eles pescaram. ”Peixes de três quilos e outros de dois quilos e um quilo e meio. Se tirarmos daí uma média são peixes de um quilo e meio, supondo que cinqüenta por cento dos alevinos tenham sobrevivido teremos mais ou menos sessenta toneladas de peixes para o consumo da população taquariense, porém esta pesca será fiscalizada e controlada para evitarmos que aproveitadores pesquem em excesso e vendam estes pescados que são de todos, ou que algum mais afoito façam uma pesca predatória com redes ou tarrafas. Tudo tem que ser bem planejado e fiscalizado com rigor, afinal todos merecem se divertirem com a pesca e se alimentarem com os peixes”. Finalizou Mauricio de Sá.

O Sr. Roni responsável pela fiscalização e organização do lago também comentou emocionado sobre este trabalho. “Foram vários meses cuidando e alimentando estes peixes e agora podemos ver que apesar de algumas criticas, conseguimos realizar nosso trabalho com sucesso. Agradeço aos cidadãos que nos ajudam fiscalizando e denunciando a pesca ilegal por parte de algumas pessoas que não tem consciência. Peço que continuem nos ajudando para que nosso lago seja cada vez mais um ponto de lazer para as famílias taquarienses.”

O vereador Dinão disse estar admirado com o rapido crescimento dos alevinos que em menos de dois anos atingiram tamanho e pesos consideráveis.

Tabatingas, pacus, piauçús, piraptinga, lambaris e outras espécies que povoam o lago em breve irão fazer a alegria dos amantes deste esporte e lazer, quando será informado massivamente para a população a forma e os dias de pesca.

A TV Taquari apresentará em seu primeiro programa Frutos da Terra com estréia em Fevereiro uma reportagem completa sobre esta pescaria no lago.

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo