Quase 50 animais morrem atingidos por raio em fazenda de MT

12 de janeiro de 2011 - 16:51 | Postado por:

Nesta terça-feira, dia 11 , um total de 47 animais morreram atingidos por uma descarga elétrica na Fazenda Boa Sorte,  a 5 km de Confresa, região do Norte Araguaia de Mato Grosso. Os animais teriam procurado abrigo no pasto, debaixo de uma arvore conhecida como “Moreira”quando o raio caiu chegando a arremessar a 15 metros de distancia cinco animais. O proprietário dos animais José “Juca” Stieven estima o prejuízo em R$ 30 mil.

Durante o verão, a ocorrência dos temporais de final de tarde/noite, caracterizados por elevada freqüência de raios pode causar a morte de animais soltos no campo. As descargas podem atingir as cercas e a corrente elétrica se propagar fortemente por toda a extensão do arame farpado, causando a morte do gado em áreas próximas.

Capoeiras de mato, árvores e construções rústicas para proteção dos animais, normalmente localizadas nas partes mais elevadas do terreno atraem fortemente os raios, podendo também causar danos letais. Evitando-se a aglomeração dos animais nessas áreas a probabilidade de acidente fica menor. Da mesma forma, a construção de cercas, com interrupção do arame a cada 100 metros aproximadamente – usando-se dois mourões próximos um do outro – e aterrando-se todos os arames pode evitar danos maiores aos rebanhos.

Os animais atingidos pela descarga elétrica foram enterrados na própria fazenda.

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo