Sebrae MT é destaque em Nova York por programa de sustentabilidade

27 de setembro de 2018 - 20:15 | Postado por:

Nesta quarta-feira (26) acontece em Nova York, o SDGs in Brazil – The role of the private sector, evento realizado pela Rede Brasil do Pacto Global. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) será um dos palestrantes.

Leia mais

O caso de sucesso ‘Sebrae em Mato Grosso e o Centro Sebrae de Sustentabilidade’, foi selecionado pela chamada de projetos realizada pela Rede Brasil do Pacto Global em parceria com o World Observatory e a PricewaterhouseCoopers (PwC) para participar do evento SDGs in Brazil (Metas do Desenvolvimento Sustentável)  – The role of the private sector (O papel do setor privado) , no dia 26 próximo, no Hilton Metropolitan em Nova Iorque Os critérios de seleção foram elaborados pela PwC e os cases inscritos foram avaliados por jurados independentes.

O SDGs in Brazil – The Role of Private Sector ocorrerá dois dias após o UN Global Compact Leaders Summit (Cúpula dos Líderes do Pacto Global), durante a segunda semana da 73ª Assembleia Geral da ONU, da qual participam delegações dos países-membros e chefes de Estado. O evento seria na sede das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, porém, devido ao número de interessados em participar, fez com que a organização mudasse o local.

O Sebrae- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Fundado há 46 anos, conta com 26 unidades estaduais, 1 unidade no Distrito Federal e o Sebrae Nacional. A instituição possui 700 postos de atendimento em todas as regiões do país.

“Esperamos que o trabalho em sustentabilidade, que desenvolvemos com dedicação e comprometimento, se torne exemplo para o mundo, especialmente para os países emergentes. Os pequenos negócios são uma maioria silenciosa e invisível nas economias de muitos países”, declara José Guilherme Barbosa Ribeiro, diretor-superintendente do Sebrae em Mato Grosso e idealizador do Centro Sebrae de Sustentabilidade.

Ele será um dos palestrantes do painel ‘Sustentabilidade e Comunicação’ no evento na sede da ONU. Os demais palestrantes deste painel serão: Wilson Mello, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Danone; Claudio Guenther, CEO da Stihl Brasil; e Kiko Mistrorigo, diretor da produtora de filmes de animação TV Pinguim.
“Não há desenvolvimento sustentável sem a participação dos pequenos negócios. Há poucos estudos, pesquisas e raros acordos internacionais que contemplam este relevante segmento, que é grande gerador de empregos e postos de trabalho para milhões de pessoas em todo o planeta. Eles exercem papel fundamental nas economias locais”, ressalta José Guilherme.

O diretor do Sebrae MT tem expectativa de desenvolver parcerias para cooperação técnica internacional entre o Centro Sebrae de Sustentabilidade, instituições e entidades interessadas nos pequenos negócios.

Sustentabilidade para pequenos negócios
Há mais de dez anos, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Estado de Mato Grosso, situado na Região Centro-Oeste do Brasil, insere o tema sustentabilidade transversalmente em suas ações, projetos e programas.

A inauguração do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em abril de 2011, foi consequência desta diretriz. Este Centro foi reconhecido como a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae em sustentabilidade para os pequenos negócios.  Ele ocupa um prédio que foi concebido e construído com base na sabedoria ancestral e nas casas dos povos indígenas da Amazônia (o projeto conquistou certificações e prêmios nacionais e internacionais de construções sustentáveis, entre eles dois troféus na premiação mundial BREEAM Awards 2018, em março passado, em Londres).

A missão do CSS é produzir e disseminar conhecimento sobre sustentabilidade para subsidiar o Sistema Sebrae (composto por 26 unidades estaduais, 1 unidade no Distrito Federal e o Sebrae Nacional) no atendimento em sustentabilidade a empresários de micro e pequenas empresas em cerca de 700 postos da instituição no Brasil.

Ao longo de sete anos, a equipe multidisciplinar do CSS produziu mais de 500 conteúdos em diversos formatos, entre eles cartilhas, infográficos, vídeos, estudos e pesquisas, casos de sucesso, relatórios de inteligência, etc Todos estão acessíveis no portal do centro: www.sustentabilidade.sebrae.com.br

http://www.agroolhar.com.br/noticias/exibir.asp?id=26563¬icia=sebrae-mt-e-destaque-em-nova-york-por-programa-de-sustentabilidade

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo