Silval tenta emplacar Abicalil no ministério de Dilma

7 de dezembro de 2010 - 10:10 | Postado por:

Em uma estratégia visando a abrir espaços para a base aliada na composição do futuro secretariado, o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) encaminhou um pedido à cúpula da transição da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) no sentido de aproveitar o deputado federal, Carlos Abicalil (PT) no segundo escalão da futura gestão, no Palácio do Planalto.

Abicalil, que compôs com Silval nas eleições de outubro passado, perdeu a disputa por uma das duas vagas de Mato Grosso no Senado.

Com uma eventual ida de Abicalil para Brasília, Silval ganharia fôlego nas negociações de composição do seu novo Governo com o próprio PT. Ele já teria comprometido a Secretaria de Educação com a sigla, que busca mais espaços. O nome mais cotado para a Educação é do próprio Abicalil, mas o governador apostaria em outros quadros.

Silval Barbosa acredita que Abicalil deva ser aproveitado em um cargo de prestígio, no âmbito federal, não descartando, até mesmo, a possibilidade de ele vir a comandar um ministério. “Abicalil deve conquistar isso pela sua capacidade, conhecimento e lealdade com o partido. Vamos torcer muito para que ele assuma um cargo no Governo Federal”, declarou.

O governador também revelou que, na busca por mais espaço no Governo Federal para Mato Grosso, vem se articulando pela permanência do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot, no cargo, bem como do secretário-executivo no Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo.

Briga pela Educação

Nos bastidores, as informações dão conta que o PP estaria unindo esforços para que Abicalil seja aproveitado pelo Governo Federal. Dessa forma, abriria espaço para o partido pleitear a Secretaria de Educação. A possível indicação seria do deputado estadual eleito Ezequiel Fonseca (PP), ex-prefeito de Reserva do Cabaçal (387 km a Oeste de Cuiabá).

Apesar das articulações progressistas, que tem o futuro vice-governador, Chico Daltro, como presidente regional, Silval estaria disposto a manter um indicado do PT na pasta, uma vez que seria o partido com maior trânsito entre a a categoria dos professores.

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo