TERRORISMO NA PÁSCOA: HOTÉIS E IGREJAS SÃO ALVOS EXPLOSÕES NO SRI LANKA

22 de abril de 2019 - 08:48 | Postado por:

Uma série de explosões em hotéis de luxo e igrejas católicas durante a celebração da Páscoa no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos e mais de 400 feridos.

Os atentados foram registrados na capital, Colombo, e nas regiões de Katana e Batticaloa por volta das 8h45 (0h15, no horário de Brasília).

Autoridades contabilizaram oito explosões. Três igrejas foram alvos dos ataques, que aconteceram durante as missas de Páscoa. Os hotéis cinco-estrelas Shangri-La, Kingsbury, Cinnamon Grand e um quarto hotel, todos em Colombo, também foram atingidos.

Nenhum grupo reivindicou autoria das ações até o momento, mas pelo menos sete pessoas já foram detidas. Autoridades dizem que maioria das explosões foram ataques suicidas.

O governo impôs toque de recolher das 18h às 6h (horário local) e anunciou que iria bloquear temporariamente o uso das principais redes de mídia social no país.

Grupos extremistas

Autoridades no Sri Lanka dizem que os ataques foram planejados e coordenados, apesar de declararem ainda ser cedo para dizer quem está por trás das explosões.

Ao anunciar o toque de recolher, o ministro da Defesa, Ruwan Wijewardane, disse: “Tomaremos todas as medidas necessárias contra qualquer grupo extremista que esteja operando em nosso país”.

Sem dar detalhes, Wijewardane também disse que “todos os culpados” estão sendo identificados e “levados em custódia o mais rápido possível”.

Pelo menos nove estrangeiros morreram nos ataques.

Anarquia e caos

Em sua conta no Twitter, o ministro da Economia, Mangala Samaraweera, disse que o ataque parece ser “uma tentativa bem coordenada de criar anarquia e caos que mataram muitas pessoas inocentes”.

As autoridades do Sri Lanka temem que sejam militantes do Estado Islâmico que retornaram do Oriente Médio.

Nos últimos anos, desde o fim do conflito interno no país em 2009, houve casos esporádicos de violência, especialmente com membros da maioria budista cingalesa que perpetraram ataques contra mesquitas e outros edifícios de propriedade de muçulmanos.

Foram registrados ataques a três igrejas católica, durante a celebração da missa de Páscoa

Devido a isso, foi declarado estado de emergência em março de 2018.

Religião no Sri Lanka

O budismo Theravada é a maior religião do Sri Lanka, com adesão de cerca de 70,2% da população, segundo o censo mais recente. É a religião da maioria cingalesa do Sri Lanka.

Hindus e muçulmanos compõem 12,6% e 9,7% da população, respectivamente. O Sri Lanka é também o lar de cerca de 1,5 milhões de cristãos, segundo o censo de 2012, a grande maioria deles católica romana.

Redação com BBC News

Fonte: Marreta Urgente

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo