Timão termina 2010 sem títulos e mantém sina dos clubes centenários

6 de dezembro de 2010 - 12:11 | Postado por:

Quinto colocado no Campeonato Paulista, eliminado nas oitavas de final da Taça Libertadores da América e terceiro no brasileiro. Esse é o resumo do ano do centenário do Corinthians. Mesmo com um investimento de mais de R$ 30 milhões na equipe, o Timão termina essa histórica temporada sem gritar “é campeão”.

Para o corintiano é triste, claro. Mas o retrospecto dos principais clubes do país nos anos de centenário é de certa forma um consolo aos alvinegros. À exceção do Vasco, que em 1998 conquistou a Taça Libertadores da América, todos os outros colecionaram fracassos na temporada em que comemoraram 100 anos.

É verdade que o Fluminense, em 2002, e o Internacional, em 2009, conquistaram o Estadual. Mas esses são títulos comuns às grandes equipes. Para o centenário, direção, elenco e comissão técnica sempre trabalham por uma marca mais interessante, como um título nacional ou internacional.

Dos principais clubes do Brasil, o primeiro a completar 100 anos foi o Flamengo, em 1995. Naquele ano, o Rubro-Negro foi vice do Carioca, eliminado nas semifinais da Copa do Brasil e terminou em 14º lugar o Brasileirão. Depois veio o Vasco, em 98, com o título do Estadual e da Libertadores da América.

Em 2002 foi a vez do Flu. A equipe foi campeã estadual, mas ficou em quinto no Rio-São Paulo, deixou a Copa do Brasil nas quartas de final e foi até as semifinais do Brasileirão. No ano seguinte, o Grêmio fez 100 anos. E saiu na primeira fase do Estadual, brigou para não cair no Brasileiro e saiu nas quartas da Libertadores.

Bruno Cesar CorinthiansRalf e Bruno Cesar deixam o gramado cabisbaixos e sem título (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O Botafogo, por sua vez, completou 100 anos em 2004. E foi outro que não teve um ano tão agradável. Não foi nem às semifinais do Estadual, caiu na segunda fase da Copa do Brasil e lutou contra o descenso até a última rodada do Brasileiro. Mais recentemente, em 2008, o Atlético-MG também não se deu bem.

No Estadual, o Galo perdeu a decisão para o rival Cruzeiro. Na Copa do Brasil, caiu nas quartas de final, na Sul-Americana não passou da primeira fase e no Brasileiro terminou em 12º. Antes de o Corinthians completar 100 anos nesta temporada, o Inter fez a sua festa no ano passado. Mas só ganhou mesmo o Estadual.

Na Copa do Brasil, por exemplo, perdeu do Corinthians na final. Perdeu também a Recopa para a LDU, saiu nas oitavas de final da Copa Sul-Americana e ainda ficou sem o título brasileiro por apenas dois pontos. O Flamengo levou a melhor.

Mas seguindo o pensamento do presidente Andrés Sanches, o Corinthians ainda tem chance de ser campeão no centenário. Até porque, para ele, o ano começou no dia 1º de setembro de 2010 e termina no dia 1º de setembro de 2011. Até lá o Timão pode vencer o Campeonato Paulista ou a Libertadores da América.

Deixe um comentário

Comentários

  1. Jose da Silva Oliveira disse:

    Santos 06/12/2010
    Ao
    S.C,Corinthians Paulista

    Caro Presidente
    Andres Sanches

    Conforme seu comentario acima,podemos ser campeoes Paulista e da Libertadores,desde que haja um planejamento sustentavel como foi 2009,montando uma equipe bastante competitiva,com muita dedicação e amor ao clube por parte de comissão tecnica,diretoria,e jogadores.
    Mantendo o tecnico Tite,e alguns jogadores,e repondo a altura os que vao sair.
    Parabens pelo seu trabalho,não culpo ninguem,por não comquistar-mos titulos neste ano,é só fazer uma auto analise de tudo que aconteceu errado neste,e corrigir para não acontecer novamente em 2011.
    Feliz Ano Novo para toda a diretoria,jogadores,e funcionarios.
    Salve o nosso Glorioso S.C.Corinthians Paulista.
    Jose de Oliveira
    Cidade de Santos

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo