Univag e Unirondon já correm risco de rebaixamento

24 de janeiro de 2011 - 09:01 | Postado por:


O mau resultado apresentado pelos Centros Universitários Cândido Rondon (Unirondon) e de Várzea Grande (Univag), no Índice Geral de Cursos das Instituições (ICG), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 18 passado, já forçou as instituições a se preocuparem e começar a programar ações visando à melhoria da qualidade do ensino que oferecem.

Com nota 2, considerada insuficiente, caso os centros universitários não melhorem a qualidade do ensino, tanto de graduação como pós-graduação, podem retornar ao status de faculdades.

Isso, de acordo com o MEC, retira a autonomia de criarem cursos sem necessidade de aprovação da pasta.

O indicador, que é avaliado com notas de 1 a 5, mede a qualidade da Educação Superior na graduação, através do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Na pós-graduação, a base é a nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ao MidiaNews, o Ministério da Educação, por meio da assessoria de imprensa, informou que a medida atual para as instituições mato-grossenses é apenas uma suspensão cautelar da prerrogativa de autonomia. Mas o ministério reforçou que, se o índice continuar em 2, ou até abaixar para 1, o Univag e a Unirondon correm o risco de sofrer medidas mais drásticas em 2012.

“Até então, os centros podiam criar novos cursos ou aumentar o número de vagas, sem consulta ou avaliação do MEC. Em 2011, isso não poderá ocorrer e, caso os indicadores deste ano também não melhorem, a medida pode ser definitiva”, informou a assessoria.

Univag

De acordo com o Univag, que, atualmente, oferece 22 cursos de graduação acadêmica (bacharelados e licenciaturas) e 12 cursos de graduação tecnológica, a assessoria acadêmica está tomando todas as medidas preconizadas pelo MEC para sanar as dificuldades apresentadas.

A instituição, que não quis se pronunciar através da reitoria, ainda afirmou que o trabalho para melhoria dos indicadores do MEC está sendo feito continuamente e já há algum tempo.

“É um trabalho contínuo, que não apresenta resultados imediatos, mas que estamos buscando melhorias diariamente e esperamos apresentar um melhor resultado no próximo ano”, informou um dos professores, que não quis ter nome divulgado.

Unirondon

O Centro Universitário Cândido Rondon, que oferece atualmente 20 cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, e 13 de pós-graduação, foi procurado pela reportagem para se pronunciar, porém não retornou as ligações.

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo