Uma redação nota 1000 no Enem é algo desejado por todos os candidatos.
Valor máximo no Exame, ele significa que o aluno conseguiu preencher todos os requisitos para fazer o texto perfeito, respeitando a norma culta, os direitos humanos e a estrutura de texto dissertativo-narrativo que a prova requer.
Conseguir mais de 700 pontos de nota na redação do Enem é um grande diferencial, especialmente para quem vai concorrer a uma vaga no SiSU, por exemplo. Uma nota 1000, então, é sucesso garantido!
A dissertação argumentativa é o gênero textual abordado pela maioria dos vestibulares. No ENEM, ela possui um grande peso para os candidatos que visam entrar na universidade.
Dessa forma, conhecer suas características é fundamental, assim como entender que para conquistar uma redação nota mil é necessário seguir um conjunto de estratégias.
Neste post, veremos que para tirar nota 1000 na redação devemos entender sua estrutura, ter um bom repertório, planejar o texto e, principalmente, ter o hábito de escrever frequentemente.
É claro que não poderíamos deixar de ressaltar a importância da leitura e da análise de textos exemplares!
Argumentar: Termo derivado do latim “argumentum”, a argumentação consiste no ato de convencer, comprovar uma proposição ao interlocutor, no intuito de corroborar com aquilo que foi proferido. Demonstrar a sua opinião sobre um determinado tema a fim de validar as suas ideias a outra pessoa pode ser um tipo de argumento.
Dissertar: Trata-se de expor e discutir ideias, tem o foco na informação; é fazer juízo sobre um determinado assunto e se posicionar diante dele, e para isso é preciso apresentar argumentos com criticidade e usando da persuasão e do convencimento.
O texto dissertativo-argumentativo busca defender uma posição (“tese”) acerca de um tema e sustentá-la com bons argumentos.
Vamos ver algumas das principais características desse gênero textual?
a) Estrutura específica: Introdução + Desenvolvimento + Conclusão
b) Linguagem objetiva e impessoal: A defesa do ponto de vista deve ser feita de maneira clara, objetiva e impessoal. Isso significa que devemos evitar o uso da primeira pessoa e construções como “do meu ponto de vista”, “na minha opinião”, etc. Além disso, argumentos pautados na subjetividade não são bem vistos.
c) Coerência e coesão: Para o texto fazer sentido e alcançar o objetivo comunicativo, é necessário que haja coerência entre as ideias, de forma que elas não sejam contraditórias nem desconexas. Além disso, as partes do texto devem estar conectadas a partir de recursos linguísticos (principalmente as conjunções) para que ele seja fluido e claro.
O objetivo do parágrafo introdutório é contextualizar o leitor e apresentar o ponto de vista que será defendido ao longo do texto (“tese”). Para que isso aconteça, o parágrafo deve conter os dois aspectos anteriormente mencionados:
Contextualização: é a explicitação do tema, ressaltando a relevância da questão em debate. Essa função é importante, uma vez que é a partir dela que o enunciador revela para a banca ter compreendido integralmente a proposta.
Essa é a parte expositiva do parágrafo introdutório, por isso, existem algumas estratégias para torná-la mais interessante e atrativa.
Procure ao máximo evitar construções com formato clichê, como “Desde a Antiguidade, o homem (…)” ou “A humanidade, desde os primórdios, (…)”.
Esse tipo de alusão, além de desgastada, não revela qualquer tipo de base cultural do aluno, já que as referências são extremamente genéricas ou inexatas.
Tese: A sugestão de uma abordagem para o tema, especificando qual o ponto de vista a ser defendido ao longo do texto, ou seja, sua tese.
Existem dois tipos de tese:
Veja exemplos de tese analítica e sintética, respectivamente:
Tema: A importância da leitura
Certa vez, Paulo Freire, importante educador e filósofo brasileiro, destacou a necessidade de a leitura ser um ato de amor. Em outra ocasião, Jorge Luis Borges, poeta argentino, apontou o ato de ler como uma forma de felicidade. De fato, durante séculos, tal atividade foi fonte de conhecimento e desenvolvimento da sociedade, trazendo importantes ensinamentos a quem a tinha como um hábito. Entretanto, nos dias de hoje, tal avidez tem perdido seu espaço no meio social, vítima de uma falta de incentivo por parte dos setores responsáveis por criá-lo (1) e do próprio mercado, que desestimula um hábito crucial na vida da população (2).
Tema: Deve haver limites para a liberdade de expressão?
A eleição presidencial de 1989 ficou marcada pelo fervoroso embate entre os candidatos Brizola e Maluf. As ofensas herdadas do período ditatorial permaneceram ao longo de todos os encontros e chegaram à boca do povo. 25 anos depois, nada foi diferente: os debates presidenciais mostraram o quanto as palavras podem definir posições, e, desta vez, não chegaram só à boca do povo, mas também aos dedos, às redes sociais. Diante da falta de respeito em qualquer assunto e local, é válido refletir: há mesmo limites na liberdade de expressão no mundo de hoje?
Desenvolvimento: O objetivo do parágrafo é fundamentar o ponto de vista defendido na tese. Para isso, construímos um tópico frasal (período que apresenta a ideia central do parágrafo de desenvolvimento) e, em seguida, fazemos o aprofundamento utilizando evidências (dados, estatísticas, argumentos de autoridade) e estratégias argumentativas (confronto de ideias, contraste, dialética, encadeamento, exemplificação, entre outras).
Vejamos um exemplo:
Tema: Os efeitos da alimentação irregular no Brasil
“Em primeiro lugar, é importante analisar o sucesso de uma refeição nada benéfica. Vítima da aceleração do mundo moderno, a alimentação tem se resumido a produtos industrializados e aos famosos fast-foods, não tão saudáveis e pouquíssimo nutritivos. Adaptando a ideia de modernidade líquida de Zygmunt Bauman, parece que, hoje, o prazer imediato e o pouco cuidado com o futuro têm sido prioridade na vida do indivíduo brasileiro, que, em todo o tempo, prefere o mais rápido – e, de certa forma, mais saboroso – e deixa de lado o que pode, de fato, alimentá-lo. Diante deste fator, surgem diversas consequências que evidenciam ainda mais as características do mundo atual.”
Conclusão: Esse é o último parágrafo do seu texto, no qual você retomará a tese e colocará sua(s) proposta(s) de intervenção (no caso do ENEM) ou fará uma reflexão recapitulando o que foi dito ao longo do texto (demais vestibulares).
Lembre-se de que a circularidade do texto é importante.
Dessa forma, é super interessante que você feche seu texto fazendo referência a algo que utilizou ao longo dele, como por exemplo um filósofo que apareceu no seu desenvolvimento, ou ao filme que você utilizou na contextualização.
Para entendermos melhor a avaliação de uma proposta de intervenção, veja um fragmento de conclusão, com atribuição de nota 1000 sobre o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” presentes na Cartilha do Participante 2019.
“Torna-se evidente, portanto, a complexa situação que envolve a manipulação do indivíduo com a seleção de dados na rede virtual. Para amenizar o quadro, cabe ao Poder Legislativo reformular o Marco Civil, que é responsável por regularizar o uso do meio digital. Essa medida deverá ocorrer por intermédio da inclusão de uma cláusula a qual irá reforçar os limites no controle dos conteúdos expostos, de forma a ampliar o espectro de escolhas do usuário. Tal ação objetiva impedir que a internet seja utilizada para a moldagem de comportamentos.”
Para garantir uma boa argumentação, você deve apresentar um bom repertório que demonstre seu domínio sobre o tema proposto. Dessa forma, é importante:
– Estar atualizado sobre dados e acontecimentos
– Ter o hábito de leitura
– Fazer associações a outras áreas do conhecimento (Sociologia, História, Geografia, Literatura, etc.)
– Anotar possíveis citações filosóficas que possam ser utilizadas
– Estar informado sobre os possíveis eixos temáticos (política, meio ambiente, educação, saúde, etc.)
É fundamental planejar o texto antes de, propriamente, escrevê-lo. Veremos, a seguir, as etapas de um eficiente planejamento textual.
Somente depois de observadas essas quatro etapas é que o candidato deverá começar a escrever.
Lembre-se: quanto mais tempo for investido no planejamento do texto, menos tempo será gasto na escritura propriamente dita.
Isso porque um texto bem planejado “flui” muito mais do que aquele feito “na hora” – em que o aluno acaba “empacando” inúmeras vezes.
Conhecer a banca que avalia o nosso texto é fundamental para entender exatamente o que devemos fazer e o que não pode ser feito no texto.
Vamos entender como funciona a correção da redação no ENEM? Lembre-se de que cada competência é pontuada entre 0 e 200 pontos.
“Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.”
Aqui, o corretor irá avaliar se você domina a norma culta da língua. Isso não significa que você tenha que utilizar palavras e construções extremamente rebuscadas, mas sim respeitar as regras gramaticais e evitar coloquialismos/traços de oralidade.
– Principais erros: marcas de oralidade, erros de ortografia, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, acentuação e pontuação.
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“Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.”
Aqui, três critérios serão avaliados. Primeiramente, você deve demonstrar que compreendeu a proposta temática e escrever sobre o tema proposto. Além disso, deve fazer referências interdisciplinares para sustentar seu ponto de vista. Por fim, deve respeitar as características estruturais do texto dissertativo argumentativo.
– Principais erros: tangenciar o tema, não atendendo a todos os comandos propostos; não utilizar recursos de interdisciplinaridade ou utilizá-los de maneira insuficiente e desconexa; demonstrar pessoalidade, não desenvolver o texto em 4 ou 5 parágrafos.
“Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.”
Aqui, sua argumentação será avaliada. O corretor estará atento às estratégias argumentativas que você utilizou para defender a sua tese e como organizou suas ideias.
– Principais erros: Utilizar argumentos dentro do senso comum, ficar preso aos textos de apoio, apresentar os argumentos de maneira superficial, contraditória e sem embasamento.
“Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.”
Aqui, o corretor avaliará se você é capaz de conectar bem as partes do seu texto, fazendo bom uso de recursos coesivos. Para isso, é importante que você tenha um bom repertório de conjunções e que evite repetir palavras e termos desnecessariamente.
Os erros relacionados ao uso de conectivos para redação se referem a situações como: repetições desnecessárias, ausência de conectivos, uso exagerado e de maneira incorreta em relação ao valor semântico que eles desempenham.
“Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.”
A banca do ENEM exige que o aluno apresente, pelo menos, uma proposta de intervenção para a problemática que foi colocada como tema.
Dessa forma, para fazer uma proposta de intervenção eficiente, devemos estar atentos a 4 elementos que devem ser contemplados por ela:
– Principais erros: Não detalhar suficientemente a(s) proposta(s), estar preso ao senso comum e propor intervenções que não dialoguem com o que foi problematizado ao longo do texto.