Pilotos, copilotos e demais tripulantes estão sendo afastados por dispensa médica e empresas estão sem trabalhadores
O afastamento médico de tripulantes das empresas Azul e Latam por quadros de gripe ou covid-19 tem afetado ou cancelado os voos com partida do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, nos próximos dias.
Pelo menos, foi cancelado um voo da Latam com destino a Guarulhos com partida prevista nesta terça (11). Na Azul, pelo site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dois foram cancelados, sendo que eles viriam de Sinop para Cuiabá e voltaria para o interior novamente.
Em nota, a empresa aponta que alguns de seus voos do mês de janeiros então sendo reprogramados. “A companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus tripulantes”, informa. A maioria dos casos são leves.
A empresa pontua que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária conforme prevê a resolução 400 da Anac.
A resolução permite que, em caso de cancelamentos com menos de 72 horas de antecedência, o passageiro tem direito a reembolso integral da passagem aérea ou reacomodação, sem custo, em outro voo, seja da própria companhia ou de outra empresa aérea.
No caso da Azul, em janeiro houve aumento de 405% nos afastamentos por motivos médicos, em relação à média dos últimos 12 meses, segundo dados apresentados pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A situação levou a companhia a propor acordo coletivo aos empregados, no qual ofereceu gratificação em dinheiro a quem aceitar redução de folgas.
De acordo com Ondino Dutra, presidente do SNA, a Azul disse em reunião com o sindicato que pretendia cancelar “centenas de voos”, sobretudo na segunda quinzena de janeiro. Em nota, a companhia afirma que “90% das operações da companhia estão funcionando normalmente”.
Já a Latam informa que aos passageiros que já cancelou 1% de todos os voos domésticos e internacionais em janeiro. Na companhia, ao menos 111 decolagens foram canceladas entre hoje (10) e o próximo domingo (16).
“A Latam lamenta essa situação, totalmente alheia à sua vontade. Antes de se dirigir ao aeroporto, a companhia orienta que o cliente confira o status do seu voo diretamente em latam.com”, disse a companhia por meio de nota.
A Gol informou a reportagem que “houve um aumento dos casos positivos entre colaboradores, mas nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo”.
“Os funcionários que apresentam resultado positivo estão sendo afastados das funções para se recuperarem em casa com segurança. A Companhia tem tomado medidas internas, todas dentro das normas regulatórias, para garantir a operação dos próximos dias”, disse.