Pancadas podem ultrapassar os 200 mm no Norte do Estado, segundo previsão Inmet
ONatal em Mato Grosso promete ser debaixo de muita chuva, segundo previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O verão, que também começou nesta terça (21), deve ser com pancadas acima da média para todo o Estado. As temperaturas também devem superar o esperado para essa época do ano.
De acordo com o informativo meteorológico divulgado pelo instituto, os maiores acumulados de chuva devem se concentrar na região norte de Mato Grosso, que ficam próximo a Amazônia. As pancadas podem ultrapassar os 200 mm. Já no restante do Estado, o total de chuva fica abaixo desse limite.
Na Capital, em todos os dias da semana, até a próxima segunda (27), devem ser de céu nublado, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. Há possibilidade de a chuva vir acompanhada de ventos de até 100 km/h. As temperaturas não passam de 32 graus.
O Inmet aponta também que as chuvas são causadas por uma faixa de nebulosidade chamada de Zona de Convergência do Atlântico Sul, que leva vento e umidade da Região Norte para o Sudeste. Por isso, é comum que, em um mesmo dia, pode fazer sol e pancada de chuva. Este modelo deve ser seguido para todo o verão.
O verão é caracterizado pela elevação da temperatura em todo país em função da posição do Sol, que está mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites. Nesse período, é comum as mudanças rápidas nas condições de tempo, como: chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas. A estação termina em 20 de março de 2022 com a chegada do Outono.