Diante da seca e chuva escassa, o nível do rio Cuiabá chegou a centímetros, segundo medição realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA). Há 20 dias, o limite chegou a 12 centímetros, indicando um índice hidrológico 36% menor que há dois anos, quando o rio registrou 19 centímetros.
De acordo com a Defesa Civil, que faz o acompanhamento do nível, no último domingo (19) o rio Cuiabá chegou a 95. Houve registro de chuvas na capital mato-grossense na última semana, o que pode ter elevado o nível do rio.
Entretanto, a Defesa Civil explica que ainda que o nível chegue a centímetros, não há um limite de alerta. Para essa época do ano, 95 centímetros é considerado normal.
Situação pior que a atual foi registrada em maio de 2000, quando foram medidos apenas 2 centímetros. Isso porque as comportas da Usina Hidrelétrica do Rio Manso haviam sido fechadas para a formação de um reservatório de 387 quilômetros quadrados e que até os dias de hoje ajuda manter o fluxo de água no rio Cuiabá.
Após esse episódio, níveis mais baixos foram notificados em 2010, com 37 centímetros, e em 2012, com 32 centímetros.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alerta de baixa umidade e altas temperaturas para parte de Mato Grosso. Em Cuiabá, as temperaturas estão previstas entre 25°C a 41°C. O problema é que não há previsão de chuva para nenhum dia da semana.