A Comissão de Intergestores Bipartite do Estado de Mato Grosso aprovou, no uso de suas atribuições, o uso da vacina Pfizer/Comirnaty para imunização de crianças de 05 a 11 anos acompanhadas pelos pais ou responsáveis, em quaisquer unidades de vacinação do SUS em MT. A aprovação entrou em vigor na data de sua publicação, na tarde desta quinta-feira (28).
Conforme a resolução, todos os pontos de vacinação deverão observar os grupos etários e o esquema vacinal aplicável no momento da administração.
Será exigido documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante, sem necessidade de prescrição médica para a imunização.
A campanha para vacinar essa faixa etária, dos 05 aos 11 ano, se iniciará após o envio de doses pelo Ministério da Saúde que, por sua vez, ainda não emitiu nota sobre como será operacionalizado o plano para aplicação das doses.
A Comissão contou com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que permitiu que crianças de 5 a 11 anos recebessem os imunizantes.
“Mato Grosso segue a recomendação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e aprova a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade. Mesmo que não haja alta letalidade por Covid-19 no público infantil, as crianças transmitem o vírus. Por isso, é muito importante que as nossas crianças estejam imunes a esse vírus para que tenhamos taxas cada vez menores de transmissão e, consequentemente, de letalidade”, explicou o secretário de Estado de Saúde e presidente da CIB-MT, Gilberto Figueiredo.