Ponte sobre o rio da Cascata dos Namorados foi fortemente danificada, bem como a ponte sobre o rio Jatobá
Mais de 8 mil pessoas que vivem na zona rural de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 521 km de Cuiabá) estão isolados em decorrência das fortes chuvas que caíram na região entre o final de janeiro e o início de fevereiro deste ano.
Por essa motivação, o prefeito do município, Jacob André Bringsken (MDB) decretou situação de emergência no município, em decreto que circulou
“Fica declarada situação de emergência, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, em razão do desastre classificado e codificado como tempestade local convectiva”, diz trecho do documento.
Conforme explicou o prefeito no documento, ponte sobre o rio da Cascata dos Namorados foi fortemente danificada, bem como a ponte sobre o rio Jatobá. Com isso, o acesso das comunidades Jatobá, Ritinha, Antonieta e Ricardo Franco foi completamente destruído.
Ainda, as chuvas deixaram as vias que ligam o município completamente intrafegáveis, o que fez com que as comunidades rurais Liberdade, Formosa, Santa Clara do Monte Cristo, Arrozal, Pé de Galinha, Cambará, Nova Fortuna, Morumbi e Guaporé e Santa Helena também ficaram isoladas.
“O município em sua totalidade é composto pelo centro urbano, assentamentos, comunidades rurais, fazendas, sítios e chácaras, que por sua vez, são interligados entre si por longas estradas vicinais, e que praticamente todas elas possuem algum ponto de dificuldade ou interrupção do trânsito de veículos e pedestres”.
Para sanar os problemas ocasionados pela chuva, será necessário realizar drenagens, manilhamento e limpeza de bocas de lobo. Prefeitura afirmou que realizou medidas paliativas, mas que todas foram infrutíferas, devido ao novo aumento das águas de rios e córregos.
Período chuvoso durar até abril e as chuvas continuam fortes e intensas, o que provoca novas consequências diárias e, por isso, prefeitura considerou necessário decretar situação de emergência.