O músico foi diagnosticado com tromboembolismo pulmonar e estava internado desde o dia 15 de dezembro após passar mal em gravação de um DVD
O cantor sertanejo Maurílio, da dupla com Luiza, morreu na tarde desta quarta-feira (29/12) em um hospital de Goiânia. Ele estava internado após sofrer um tromboembolismo pulmonar.
Boletim médico divulgado mais cedo informou que o músico teve piora no quadro clínico nas últimas 12 horas. Maurílio foi internado no dia 15 de dezembro, depois de passar mal na gravação do DVD da dupla Zé Felipe e Miguel, chegando a cair no palco. Ele foi socorrido pelo produtor e pela parceira Luiza.
Maurílio teve três paradas cardíacas enquanto era atendido na emergência e foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde precisou ser sedado. O cantor teve uma crise renal e foi submetido à hemodiálise. No dia 17 a sedação foi retirada para avaliação das funções neurológicas do músico.
No dia 18, ele apresentou melhora no quadro clínico e passou a se alimentar por sonda. No dia seguinte, passou a respirar sem ajuda de aparelhos e inclusive chegou a conversar com a esposa. No dia 20, Maurílio foi transferido do Hospital Jardim América para o Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), para dar continuidade ao tratamento com cobertura do plano de saúde. Ele também foi diagnosticado com um inchaço no cérebro.
O cantor voltou a ter o funcionamento dos rins no dia 22, mas manteve a hemodiálise. No domingo (26), apresentou problemas respiratórios e precisou trocar antibióticos. Na manhã seguinte (27), o músico teve quadro estabilizado, depois de apresentar dificuldade para respirar durante o dia e a noite anteriores. Segundo relatório médico, o sertanejo teve broncoespasmo, que foi revertido, e teve o antibiótico trocado.