Cuiabá segue liderando o ranking dos municípios, com 11 casos confirmados
Mato Grosso já tem 20 casos confirmados e 35 suspeitos da Monkeypox (Varíola dos Macacos), o que tem colocado o estado em alerta. Ao todo, 22 municípios já registraram notificações da doença.
Cuiabá permanece liderando o ranking dos municípios, com 11 casos confirmados, seis suspeitos e dois descartados. Em Várzea Grande já são quatro casos positivos, sete suspeitos e três descartados. Tangará da Serra é a terceira cidade com mais infecções, tendo dois registros confirmados e cinco suspeitos.
De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (Ses-MT), até o momento o estado já contabiliza 74 notificações sobre da doença, sendo 20 casos confirmados, 35 suspeitos e 19 descartados.
Sintomas e prevenção
Os principais sintomas da Varíola dos Macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma Unidade Básica ou de Pronto Atendimento.
Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.