Inmet alerta para o riscos de incêndios florestais e recomenda muita hidratação
Temperaturas altas e umidade abaixo dos 30% é a previsão para os próximos dias em Mato Grosso. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o estado está em alerta amarelo em relação à sensação de clima seco. Até quarta (20), a estimativa aponta termômetros regristrando máxima de 37ºC.
Na capital, a mínima será 19ºC na segunda(18), com uma manhã mais fresca e início de tarde de muito calor, atingindo os 35ºC. Durante o dia a umidade do ar chega aos 25%.
Na terça (19), a expectativa é a mesma, com uma manhã de 20ºC e restante do dia com temperatura de 35ºC. Já na quarta (20), a tendência é que o tempo fique mais quente. A previsão é de que a mínima seja 22ºC, mas o Inmet já prevê um calor mais forte.
O clima fresco de Chapada dos Guimarães ( a 67,8 km de Cuiabá) não escapa do calor e enfrenta máxima de 35ºC nos próximos dias. Pelas manhãs, os cidadãos devem sentir um mormaço devido ao tempo abafado e algumas nuvens no céu. As manhãs devem registar média entre 19ºC e 22ºC até quarta.
Em Cáceres (217 km de Cuiabá), o sol também brilha mais forte e chega aos 37ºC, durante o dia. Na segunda, há possibilidade de chuvas à noite. A variação nos termômetros segue por todos os dias, com mínima de até 18ºC logo no início do dia.
A previsão segue parecida para todo o estado. Em casos de perigo em potencial, o Inmet alerta para o riscos de incêndios florestais. Também orienta que as pessoas bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas e fujam da exposição ao sol nos horários de calor mais intenso.