PESQUISA MOSTRA QUE 64,1% DAS RODOVIAS FEDERAIS E ESTADUAIS EM MT SÃO RUINS OU PÉSSIMAS

17 de dezembro de 2021 - 09:10 | Postado por:

Levantamento feito pela CNT avaliou o estado do pavimento, a sinalização com placas e faixas na pista; condição e presença de acostamentos; pontes e viadutos

Entre os caminhoneiros que circulam pelo estado, não faltam motivos para reclamar das condições das estradas. Além dos custos com a manutenção dos veículos, eles também apontam os riscos de acidentes graves.

O caminhoneiro Raphael Bombach desabafa. “É muito buraco. Muito pedágio caro e que não tem retorno pra gente. Você passa ali e caminhão quase desmancha. Pista apertada, sem acostamento”, disse.

A pesquisa da confederação avaliou cinco rodovias federais em MT e mais de 5.400 km de rodovias estaduais.

Condições das estradas em rodovias pavimentadas, segundo a CNT

  • 64,1% regulares, ruins ou péssimas;
  • 35,9% ótimas ou boas;

A avaliação levou em conta o estado do pavimento; a sinalização com placas e faixas na pista; condição e presença de acostamentos; pontes e viadutos.

Essas situações aumentam os custos com escoamento da produção agrícola, o que prejudica a competitividade do estado e do país no mercado internacional de grãos.

A pesquisa também fez uma estimativa do desperdício de combustível causado pela má qualidade do pavimento das estradas em Mato Grosso.

Até o final deste ano, haverá um consumo desnecessário de mais de 47 milhões de litros de óleo diesel ao custo de R$ 208,700 milhões pagos pelos transportadores.

De acordo com a confederação, são necessárias diversas obras de emergência, manutenção e reconstrução para melhorar as rodovias no estado. Pelos cálculos da confederação, o investimento necessário é de R$ 2,300 bilhões.

A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) disse que o trecho de Barra do Bugres até Tangará da Serra está sendo administrado por uma empresa que ganhou a concessão em maio deste ano.

Já a MT-130, entre Primavera do Leste e Paranatinga, também está sob concessão. A fiscalização dos contratos é feita Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (Ager).

A Sinfra informou que trabalha na pavimentação de mais de 1.600 km de rodovias estaduais e na recuperação de outros 615 quilômetros.

Sobre as condições das rodovias federais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) disse que trabalha para garantir o melhor serviço com o orçamento disponível, e que, nos últimos anos, teve um avanço significativo na cobertura contratual na malha federal no estado.

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