A Polícia Civil de Mato Grosso apreendeu nesta terça-feira (24) R$ 700 mil em dinheiro vivo, escondidos dentro de uma caixa de papelão, durante a Operação “Falso 9”, que investiga um esquema nacional de desvio de salários de jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro. A ação aconteceu pela manhã na região metropolitana de Cuiabá e faz parte da segunda fase da operação. A contagem inicial era de R$ 500 mil, mas o valor foi atualizado pela Polícia Civil nesta tarde.
Segundo a Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Mato Grosso, o valor estava em uma residência no bairro São Sebastião, usado pelos suspeitos para movimentar o dinheiro obtido de forma ilícita. Além da quantia apreendida, equipamentos eletrônicos e documentos também foram recolhidos para análise. O morador da casa tem 28 anos e era alvo de prisão e busca e apreensão.
O grupo criminoso, segundo as investigações, atuava de maneira sofisticada: com uso de documentos falsificados de jogadores conhecidos, como Gabigol (ex-Flamengo e atualmente no Cruzeiro) e Kannemann (Grêmio), eles abriam contas bancárias em nome dos atletas.
Assim que os clubes realizavam os pagamentos mensais dos salários, os golpistas interceptavam parte dos valores e faziam transferências para contas controladas por eles. O zagueiro gremista recuperou o valor. O atacante do Cruzeiro não se manifestou.