A Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá teve que suspender temporariamente os atendimentos ambulatoriais da ala pediátrica devido a um aumento significativo do número de pacientes com Síndrome Respiratória que chegavam à unidade. Segundo a adjunta da Secretaria de Saúde do Estado, Kelluby de Oliveira, mais de 300 crianças estavam esperando atendimento até o final da manhã, e espera-se que os serviços sejam restabelecidos ainda hoje.
A capacidade de atender cerca de 120 crianças por dia foi superada pela ausência de atendimento nas UPAs, levando a um acúmulo de pacientes na Santa Casa. A secretária acrescentou que a principal causa dos casos é a Síndrome Respiratória e a pneumonia.
A população foi orientada a procurar atendimento nas unidades de Pronto Atendimento do município em primeiro lugar. A intervenção do Governo do Estado na saúde de Cuiabá não impediu reclamações sobre a falta de médicos e remédios nas unidades de saúde da capital. Na semana passada, o Gabinete de Intervenção convocou alguns profissionais que foram aprovados no processo seletivo da Prefeitura de Cuiabá, realizado em janeiro, em uma medida emergencial.