Deve ter início neste mês de Abril, a vacinação dos profissionais da segurança do estado seguindo o critério por idade, conforme anunciado pelo governador Mauro Mendes (DEM), nesta segunda-feira (5).
Pelo menos 3,2 mil trabalhadores da categoria, que estão em exercício, devem ser vacinados contra a Covid-19 em abril. De acordo com o governo, a decisão foi tomada após reunião no Palácio Paiaguás, marcada pelos deputados estaduais com representantes e chefes das diversas categorias da segurança do estado.
A proposta do estado é para que cada lote recebido das vacinas, 5% seja destinado às forças da Segurança. A medida foi acatada pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, e também pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT).
Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a prioridade na vacinação deve aumentar a confiança da categoria, pois muitos estão afastados ou internados.
O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, explicou que a vacinação seguirá critério de idade, como forma de não discriminar nenhuma das categorias que pertencem às forças de Segurança, além de ganhar tempo durante a imunização dos profissionais.
Ainda de acordo com o Governador Mauro Mendes, são quase 18 mil profissionais da segurança para serem vacinados.
Confira a entrevista completa: