Assim como a xepa é feita em outros estados, ela não é uma garantia de que a pessoa vai conseguir a aplicação do imunizante.
A Prefeitura de Sinop (MT) passou a adotar a partir desta quinta-feira (12) a ‘xepa da vacina’, que é a utilização das doses em públicos aleatórios, mediante a sobra do dia da imunização, como é utilizada em outros municípios.
O sistema de aplicação das sobras das vacinas começou a funcionar no Ginásio José Carlos Pasa.
Assim como a xepa é feita em outros estados, ela não é uma garantia de que a pessoa vai conseguir a aplicação do imunizante.
As pessoas podem vir no ponto ao final da tarde, por volta de 16h, e pegar uma senha. Elas aguardam até o final do expediente de vacinação para ver então quantas doses sobraram e se sobraram.
Cada imunizante tem um período de validade depois que o frasco é aberto.
Alguns laboratórios por exemplo informam validade de 48 horas, então as vacinas podem ser aproveitadas no dia seguinte, mas outros tem validade menor, de seis a nove horas após abertos os frascos, o que inviabiliza a aplicação na xepa, porque ela é feita só ao final do dia.
A Prefeitura de Sinop ressaltou sobre esse assunto que desde que a xepa começou a ser feita, não tem sobrado muitas doses, e que é fundamental evitar aglomeração no momento de distribuição de senhas, e que as pessoas precisam estar cientes que essa é uma possibilidade das pessoas que ainda não foram convocadas por faixa etária tentarem tomar a vacina.