Eleição na Fiemt é barrada pela 2ª vez em menos de 24 h e pode invalidar votação

4 de agosto de 2018 - 16:02 | Postado por:

O juiz federal Raphael Cassella de Almeida determinou, na tarde desta sexta (3), a suspensão da votação para a escolha do novo presidente da Fiemt. Sob liminar, a votação aconteceu na manhã desta sexta e agora segue com resultado incerto.

O magistrado revogou decisão que havia sido proferida na madrugada pelo desembargador Sebastião Barbosa Farias, plantonista do Tribunal de Justiça (TJ). Ele havia permitido a liberação do pleito, que anteriormente havia sido suspenso pela Justiça Federal.

A disputa à presidência da Fiemt possui duas chapas e estava prevista para acontecer nesta sexta (3). Gustavo, atual vice-presidente da entidade, lidera a chapa União Pela Indústria. O outro grupo, denominado Fiemt Renovada e Independente, é liderado por Domingos Kennedy.

Na noite desta quinta, o juiz Casella decidiu, em liminar, pela suspensão das eleições desta sexta. A Ação Popular foi movida pelo empresário Jaime Trentim, que é um dos diretores na chapa de oposição encabeçada por Kennedy. No entanto, posteriomente, o plantonista do TJ-MT concedeu liminar que permitiu realizar a votação.

Em sua decisão no final da manhã desta sexta, Casella pontuou que foi informado por Trentim sobre o descumprimento da liminar que havia suspendido a votação. A Fiemt, no entanto, argumentou que não havia descumprido a medida, pois somente estava cumprindo a decisão do TJ-MT.

O magistrado federal, porém, ressaltou que a decisão do plantonista do TJ-MT não tem poder para modificar, revogar ou atribuir efeito suspensivo à decisão do juiz federal.

Casella ressaltou que somente o Tribunal Regional Federal da Primeira Região poderia julgar sua decisão proferida na quinta. “Portanto, agravo de instrumento interposto perante a justiça estadual não é o remédio processual correto para modificar a decisão proferida nestes autos, e por consequência, não merece prosperar a decisão da justiça estadual que atribuiu efeito suspensivo à decisão deste juiz federal, devendo ser suspenso o pleito eleitoral marcado para hoje, 03/08/2018, até que nova decisão proferida por tribunal competente, qual quer, TRF1, a modifique ou revogue”, assinalou.

Assessoria

Fiemt

Sob liminar, votação na Federação das indústrias aconteceu na manhã desta 6ª e agora segue com resultado incerto

Desta forma, o magistrado pediu que a Fiemt seja notificada para cumprir a decisão e suspender as votações desta sexta. O pleito iria até as 14h e teria o resultado divulgado poucas horas depois.

Em caso de descumprimento da decisão liminar, o magistrado federal frisou que a Fiemt e Gustavo de Oliveira poderão ser punidos por ato atentatório à dignidade da justiça, sendo cabível aplicação de multa diária.

A eleição

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Fiemt, as chapas estavam reunidas na sede da Federação, em Cuiabá e a votação teve início às 9h.

Trinta e quatro representantes da Fiemt, ligados à associações que representam setores da indústria mato-grossense, estavam aptos a votar. Os votos são secretos e depositados em urna.

http://www.rdnews.com.br/judiciario/eleicao-na-fiemt-e-barrada-pela-2-vez-em-menos-de-24-h-e-pode-invalidar-votacao/103275

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo