MT fica abaixo da meta no ensino médio, aponta Ideb

5 de setembro de 2018 - 20:16 | Postado por:

As escolas da rede pública apresentaram média de 5,7, quando a meta era de 5,2

Mato Grosso ultrapassou as metas previstas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na terça-feira (4) pelo Ministério da Educação (MEC), no ensino fundamental.

No entanto, o ensino médio nas escolas continua com a média abaixo da meta estabelecida para 2017, apesar de ter apresentado avanço em relação à avaliação feita em 2015.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) agendou uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (5) para comentar os dados.

De acordo com o levantamento, no ensino fundamental Mato Grosso superou a meta estabelecida pelo MEC, que era de 5,3, atingindo nota de 5,9.

Enquanto as escolas da rede pública (municipal e estadual) apresentaram média de 5,7 – quando a meta projetada era de 5,2 –, as escolas da rede privada alcançaram a nota 7,3, acima da meta proposta pelo MEC, de 6,8.

No ensino médio, porém, o estado não atingiu a meta proposta pelo MEC, que era de 4,4 e teve nota de 3,5.

No nível médio, o melhor desempenho foi o das escolas privadas que também ficara abaixo da meta, mas tiveram nota 5,6, enquanto a meta era 6,4.

Nas escolas públicas, a média foi de 3,2. A meta projetada, por outro lado, era de 3,9. No país, nenhum estado atingiu a meta prevista para o ensino médio.

Ideb

 

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil.

 

O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

http://www.midianews.com.br/cotidiano/mt-fica-abaixo-da-meta-no-ensino-medio-aponta-ideb/332905

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo