OUTUBRO ROSA | Município realiza ações em prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero

10 de outubro de 2018 - 11:49 | Postado por:

A Prefeitura de Alto Taquari, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove a Campanha Outubro Rosa com ações preventivas ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero.

Câncer de mama
Em prevenção ao câncer de mama, a SMS oferecerá 60 vagas de exames de mamografia a serem realizados em Rondonópolis no dia 22 de outubro. Um ônibus levará as interessadas de Alto Taquari à Rondonópolis.

Quem poderá participar do exame de mamografia?
• Mulheres com idade de 50 a 69 anos, para rastreamento, ou mulheres com idade inferior e que possuem indicação clínica; 
• Mulheres que possuem encaminhamento na central de regulação para mamografia devem procurar com urgência a Rubineia ou Lucilma na SMS (ao lado do Hospital Municipal).

No dia 24 de outubro a Drª Luciana Silvério realizará uma Roda de Conversa para discutir Câncer de Mama. O encontro será na empresa Julio Simões, com a participação das mulheres colaboradoras da empresa.

Câncer do colo do útero
Durante o mês, as unidades básicas de saúde do município (ESF 1 – Bairro 13 Pontos, ESF 2 – Centro e ESF 3 – Setor Cohacol) intensificarão os exames de Papanicolau, com foco na prevenção ao câncer do colo do útero. Cada unidade de saúde distribuirá uma linda caneca personalizada para as primeiras 50 mulheres a realizarem o exame. O teste pode ser agendado no ESF mais próximo à casa da cidadã.

Os exames de Papanicolau (preventivo) que são coletados nas unidades de saúde são feitos em Alto Taquari, no laboratório do Hospital Municipal. Isso gera agilidade no diagnóstico e comodidade às moradoras daqui.

“A instituição conta com um profissional especializado em citopatologia, o que possibilita que as mulheres recebam o resultado entre 7 e 15 dias, diferente da maioria dos municípios da regional sul, onde a realidade é outra, levando até 90 dias para receber o resultado. Em caso de alteração no exame, o atraso do resultado causa um grande prejuízo na sequência do tratamento para as mulheres, consequentemente, um diagnóstico e tratamento tardio. Para atender os critérios do Ministério da Saúde, 10% das laminas coletadas são enviadas para o Lacen/MT, em Cuiabá, para controle de qualidade, desta forma proporcionando credibilidade à população, desde a coleta até o resultado de exame”, informou Ivonete de Lima, coordenadora de Saúde.

Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e, a partir de 2011, sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período. Ações em mídias sociais também tende a serem reforçadas durante este mês.

*PREFEITURA DE ALTO TAQUARI, GESTÃO EM AÇÃO*

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo