APÓS POLÊMICAS, CBF DECIDE LIBERAR ÁUDIOS DO VAR EM JOGOS DA SÉRIE A

22 de outubro de 2021 - 08:58 | Postado por:

O principal objetivo da CBF é dar mais transparência aos torcedores e dirigentes quanto às decisões do VAR

Após polêmicas recorrentes no Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu divulgar as conversas entre os árbitros com a equipe de arbitragem de vídeo a partir da 31ª rodada do Brasileirão. Integrantes da Comissão de Arbitragem já se reuniram para definir o protocolo de divulgação dos áudios.

A decisão ganhou força após dirigentes de Atlético-MG e Flamengo reclamarem de falhas dos árbitros em suas partidas válidas pelas 27ª rodada do Brasileirão, diante do Atlético-GO e Cuiabá, respectivamente.

O principal objetivo da CBF é dar mais transparência aos torcedores e dirigentes quanto às decisões do VAR, a exemplo da Conmebol, que já divulga as conversas entre a equipe de arbitragem nos jogos da Libertadores, Sul-Americana e Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Contra o Dragão, o Galo reclamou de um lance que ocorreu logo aos cinco minutos de jogo. Após um cruzamento de Nacho, a bola bateu na mão do volante Gabriel Baralhas, dentro da área do Atlético-GO. Em seguida, o árbitro de vídeo recomendou a revisão do lance, mas o árbitro de campo, Raphael Claus, entendeu a jogada normal após analisar o vídeo.

Já no empate sem gols com o Dourado, o Flamengo reclamou muito de dois lances polêmicos e que poderiam até ter beneficiado a equipe rubro-negra. Um deles aconteceu logo no primeiro tempo, aos 8 minutos de jogo, quando Michael abriu o placar após dividida entre Matheuzinho e o zagueiro Empereur na área do Cuiabá. Contudo, o gol foi anulado após quase três minutos de análise do VAR.

Outro lance que chamou atenção na partida ocorreu no segundo tempo, aos 45 minutos, quando Vitinho caiu no chão após uma dividida aérea com Yuri na área. O árbitro do jogo entendeu que o lance foi normal.

Estreia do VAR em partidas da CBF

A primeira utilização do VAR em uma competição da CBF aconteceu nas quartas de final da Copa do Brasil de 2018, no duelo entre Santos e Cruzeiro. O lance analisado em questão foi um possível pênalti de Lucas Romero no atacante Gabriel.

O árbitro Wilton Pereira Sampaio esteve em contato com a cabine, retomando o andamento da partida após 27 segundos de paralisação. Como nenhuma irregularidade no lance foi detectada, o juiz sequer teve que se deslocar ao posto do vídeo.

Vale lembrar que o uso do árbitro de vídeo tem como lema “interferência mínima, benefício máximo”. A utilização da tecnologia visa diminuir erros claros nas seguintes situações:

– Gol / Não gol

– Penalidade/Sem penalidade

– Cartão vermelho direto

– Identificação equivocada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo