AVIÕES SAÍAM DE MT PARA LEVAR DROGAS À AMÉRICA CENTRAL

31 de março de 2022 - 17:21 | Postado por:

Mato Grosso continua como ponto de apoio na rota para o tráfico internacional de drogas. Nesta quinta-feira (31), a Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma quadrilha que levava drogas do Brasil para países como Guatemala e Belize, ambos na América Central. O ponto de saída do entorpecente era um aeroporto clandestino em Nova Ubiratã (502 km ao norte de Cuiabá).

 

 

Segundo as investigações, a organização criminosa agia em Mato Grosso, Tocantins, Goiás, São Paulo, Pará, Amapá, Santa Catarina e Ceará. Pelo menos 3 aeronaves foram adaptadas para transportar principalmente cocaína. O aeródromo fica em uma propriedade particular e o dono do local também é investigado.

Foram cumpridos na Operação Tuup 6 mandados de prisão preventiva, 7 de prisão temporária, 14 de busca e apreensão e ainda o sequestro de bens. Em Mato Grosso foram cumpridos um mandado de prisão temporária em Sinop e um de prisão preventiva em Nova Ubiratã.

Para disfarçar o tráfico internacional de drogas, os integrantes da quadrilha apresentavam planos de voo fraudulentos. Os aviões estavam em nomes de “laranjas”, ou seja, de pessoas que detinham as aeronaves apenas no papel, porque na prática pertenciam aos traficantes.

Foram flagrados durante as investigações voos para o transporte da droga. O primeiro, em agosto de 2020, tinha como destino a Guatemala e foram apreendidos 735 quilos de cocaína. Para tentar ocultar pistas, os tripulantes queimaram a aeronave após o pouco.

O segundo voo rastreado ocorreu em outubro de 2021, desta vez para Belize. Assim como o primeiro voo, o avião partiu de Nova Ubiratã. Os criminosos também incendiaram a aeronave.

Os investigados serão indiciados pelos crimes de associação ao tráfico, tráfico internacional de drogas e financiamento ao tráfico, cujos delitos estão previstos na Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), como também pelo crime de atentado a segurança do transporte aéreo (artigo 261 do Código Penal). (Com informações da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo