CARRÕES SÃO APREENDIDOS E 8 EMPRESÁRIOS PRESOS EM AÇÃO CONTRA FURTO DE CARGAS

28 de julho de 2022 - 10:22 | Postado por:

Ao menos 8 empresários do ramo de grãos e transportes são alvos da Operação Grãos de Areia, da Polícia Civil, que investiga a ação de uma quadrilha especializada em furto qualificado, estelionato e fraude na entrega de cargas na região sul de Mato Grosso. Durante a manhã desta quinta-feira (28), as equipes apreenderam vários carros de luxo. Lucro da quadrilha era de R$ 100 mil por carga desviada.

 

 

De acordo com as informações da assessoria de imprensa, são 88 mandados judiciais, sendo 25 de prisão, 32 de busca e apreensão e 31 ordens de sequestro de bens.

Delegado da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, afirmou que entre os membros da quadrilha estão: 8 empresários, 9 motoristas, 6 funcionários da empresa de uma das vítimas e 7 pessoas que são responsáveis pela estrutura da quadrilha, como agenciamento, contabilidade e comércio das cargas desviadas.

Consta na investigação que as lideranças da quadrilha ofereceram grande quantidade de dinheiro para os 6 funcionários da empresa vítima, para que eles fossem coniventes com as fraudes. Quando não conseguiam o apoio, faziam ameaça de morte como forma de intimidação.

 

Modus Operandi

Polícia descobriu que o farelo de soja era carregado por integrantes do grupo criminoso em uma empresa em Primavera do Leste com destino ao terminal de cargas em Rondonópolis. Então era realizada a clonagem de outro caminhão com mercadoria adulterada nas empresas da organização criminosa.

 

Depois, o caminhão clonado adentrava no pátio da empresa com a conivência de funcionários envolvidos no esquema e descarregava a mercadoria adulterada. O caminhão com a carga sem adulteração retornava para empresa do investigado, onde era descarregada e posteriormente comercializada por valores abaixo do preço de mercado, gerando um lucro aproximado de R$ 100 mil por carga desviada.

De acordo com o delegado da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) Rondonópolis, o desvio acontecia durante a grande movimentação de transportes no terminal de cargas que recebe um volume de 1 mil caminhão ao dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo