O Campeonato Paulista vai prosseguir paralisado por causa da pandemia do novo coronavírus e sem data para retornar. Foi o que ficou decidido na reunião por videoconferência desta segunda-feira entre a Federação Paulista e os clubes participantes.
O torneio foi interrompido após 16 de março, dia que marcou o clássico entre Guarani e Ponte Preta, em Campinas, com portões fechados.
Faltam duas rodadas para o fim da fase classificatória e todo o mata-mata final entre os oito classificados dos grupos.
No encontro foi ponderado que, até as autoridades da saúde derem aval para as competições retornarem, os clubes vão aguardar. O atual momento ainda oferece risco de saúde para os atletas e, mesmo com portões fechados, as condições não são adequadas para voltarem os jogos.
Quando houver a liberação por parte das autoridades, ficou acordado que todos os clubes e também os árbitros vão se reapresentar na mesma data para treinos. A quantidade de dias para uma “pré-temporada” ainda não é certa, mas pelo menos 15 dias e prazo igual para todos.
A inscrição de novos atletas e a última parcela que deve ser paga pela TV Globo pela transmissão do campeonato não foram novamente discutidos. A FPF já tinha informado que liberaria novas inscrições para quem perdeu jogadores e que a emissora faria o acerto quando a competição voltasse.
Na última semana, os médicos das equipes participantes das três divisões do Estado participaram de uma reunião virtual com Moisés Coen, coordenador médico da FPF, e David Uip, coordenador do Governo do Estado de São Paulo no combate ao coronavírus.
Um dos temas abordados foi o protocolo de saúde a ser adotado e a necessidade de todos os jogadores e também membros da comissão técnica de todas as equipes terem acesso a testes do novo coronavírus. Naquele momento já ficou evidente a dificuldade de reiniciar a competição.
A Federação colocou o tema na mesa e a maioria dos clubes foi favorável a não retomar agora a competição, esperando um posicionamento favorável das autoridades.
Nesta segunda, os clubes não debaterem com a FPF os torneios de base, mas a entidade já sinalizou que não pretende realizar as competições para sub-11, 13, 15 e 17, tanto masculina como feminina. O sub-20 ainda está em aberto.
O Estado de São Paulo registrou até o último domingo 31.772 casos de COVID-19, com 2.627 mortos.
Fonte Verde Vale